Blog do UOL Tecnologia

E se o Instagram, o Tumblr e o Pinterest não tivessem fotos?

Camila de Lira

Muito antes de começarem os 'mimis' sobre o caso Android-Instagram, já rolava uma sensação de que as fotos postadas no site/rede social eram parecidas demais umas com as outras. Pratos de comida, shows de rock, gatos/cachorros, crianças, tudo isso com aqueles filtros vintage.

"Print da tela so iPhone com um filtro legal"; "Pôsteres de filmes redesenhados" e "Beb}e usando óculos de sol". Faz a gente pensar em nossas imagens, não?.

A mesma coisa pode se falar do Tumblr. Mesmo com temas diferentes, uma hora ou outra, os sitezinhos acabam caindo para os gifs ''engraçados'' (alguns tirados de filmes mega populares, outro de programas norte-americanos que nunca vimos na vida) e para as famosas plaquinhas 'keep calm and…'. O Pinterest, mais novo dessa categoria de redes sociais com fotos, não tardou a cair na mesmice.iPhone screenshot. Heffe filter.

Bem, pelo menos é isso que acham os criadores de três fakes no twitter: @textinstagram; @TextBasedTumblr e @PicturelessPins.Meio de crítica e meio de brincadeira (ah, e meio mussarela), os twitters descrevem fotos postadas nos sites.

Alguns tuítes são bem engraçados, como o ''Panquecas em um prato antigo'', no perfil que brinca com o Pinterest e outro escrito ''Pés'', do @Textinstagram. Faz a gente pensar sobre o que vemos nessas redes, não?

Outros tuítes nos fazem rever os nossos próprios hábitos**. Afinal, ao ler como seriam esses sites sem as fotos, a gente começa a dar uma vontade de ver se o seu próprio Instagram/Tumblr/Pinterest é desse jeito.

Agora, digam (e sejam francos): como seria o seu Instagram ou Tumblr ou Pinterest em apenas uma frase de 140 caracteres?

** Particularmente no que trata sobre o Tumblr temos  ''Woody Allen em sua juventude'' e ''Fotos de um homem sem camisa fumando em preto e branco''. Imagens que esta repórter aqui costuma colocar no seu Tumblr e no seu Pinterest.