Blog do UOL Tecnologia

Que tal tirar umas férias do seu e-mail?

Camila de Lira

Querido leitor, como você está se sentindo hoje? Está cansado? Sente sua cabeça meio dolorida? Não consegue dormir mesmo morrendo de sono? Fica ansioso por qualquer coisinha? As pernas não param de balançar embaixo da mesa? É, você pode estar estressado.

Posso ter a solução para vocês. Quer dizer, eu não, os pesquisadores da Universidade da Califórnia podem ter. Segundo uma pesquisa encabeçada pela  professora Gloria Marks, pessoas que atualizam muito o e-mail no trabalho tendem a ser mais estressadas que as outras.

No estudo, foi descoberto que uma pessoa que fica com o e-mail ligado no trabalho chega a trocar de janelas quase 40 vezes por hora. Enquanto uma outra que o deixa desligado muda de janela menos de 20 vezes no mesmo período.  A pesquisadora explica que os níveis de estresse naquelas que atualizam demais o e-mail são bem mais altos do que os normais.

A dica de Gloria é, na verdade, bem simples: tire férias de seus emails. Cinco dias sem e-mail já são o bastante para diminuir os níveis de estress pelo que diz a professora.  Só para frisar, Gloria estuda a relação de nós, humanos, com esses serviços de mensagem eletrônica há quase 10 anos. Acho que podemos pensar em seguir o conselho dela, não?