Blog do UOL Tecnologia

Pesquisa: quem usa Yahoo Mail gasta 11% mais energia elétrica do que quem tem Gmail

Edgard Matsuki

Pesquisa indica que usuários do Yahoo gastam mais de eletricidade

Se você quer saber se uma pessoa gasta muita ou pouca energia elétrica, dê uma olhada no servidor de e-mail dela. Pelo menos é o que garante uma pesquisa feita pela empresa americana de energia elétrica Opower. A pesquisa diz que pessoas que usam o e-mail do Yahoo gastam 11% a mais de energia elétrica do que usuários do Gmail.

Enquanto pessoas que acessam o Gmail gastam, em média, 1.000 dólares por ano, usuários do Yahoo Mail tem despesas anuais de 1.110 dólares. Segundo a pesquisa, a diferença de gastos de energia elétrica de quem usa os dois servidores de e-mail é equivalente ao consumo de todos os 287 mil moradores de Barbados, uma ilha no Caribe.

Os principais motivos apontados estão relacionados aos locais em que as pessoas vivem (quem usa Yahoo Mil vive mais em zonas rurais e subúrbios e tendem a ficar em casa), faixa etária e estilo de vida. Enquanto usuários do Gmail são mais jovens e solteiros, os do Yahoo são mais velhos e têm família. Isso garante mais despesas.

As más notícias para usuários do e-mail do Yahoo não param por aí. A pesquisa indica que usuários do serviço têm menos chances de conseguir crédito (também, gastando tanta energia), mais chances de serem despedidos e demoram mais para descobrirem novidades tecnológicas.

O relatório da pesquisa dá um conselho para os usuários do Yahoo: “Não adianta trocar o e-mail. O ideal é cuidar com os gastos de energia. Quem sabe em uma outra oportunidade teremos a conclusão de que todos economizam”. Por enquanto, está válida a máxima “diga-me o que acessas e eu te direi quem és”.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.