Blog do UOL Tecnologia

Sua impressora dá piti? Saiba dicas básicas de manutenção e evite problemas comuns

Ana Ikeda

Se você é do tipo que acha que impressora tem vida própria (o/), saiba que o comportamento intempestivo do seu aparelho pode estar ligado… ao seu comportamento intempestivo. Explico: alguns cuidados básicos (bá-si-cos) na manutenção diária do aparelho podem evitar futuros problemas.

Ao não dar a devida atenção à sua impressora, esteja certo de que ela vai começar a “comer papel”, sair imprimindo o que não deve e até mesmo se recusar a deixar você trocar o cartucho dela. Sim, impressora dá “piti'', amigo.

Para evitar esses “acessos nervosos”, Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp Informática, listou ao Gigablog oito cuidados fáceis, acompanhe:

Dica #1

Nada de ligar e desligar a impressora várias vezes ao dia: O (mau) hábito pode levar a danos nos cartuchos, que a todo momento são alinhados no trilho do aparelho. Deixe a impressora ligada até ter certeza de que não vai mais usá-la. Cartucho bem cuidado imprime mais – gasta menos tinta e dinheiro.

 

Dica #2

Nada de desligar direto da tomada: Tem quem ligue a tomada da impressora no estabilizador… e depois desligue a máquina direto pelo estabilizador. O melhor – por mais óbvio que seja, muita gente faz o contrário – é usar o botão liga e desliga, para não danificar o aparelho.

 

Dica #3

Deixar de usar a impressora por longos períodos: O ideal é imprimir algo pelo menos uma vez por semana, para que a impressora faça a checagem de inicialização (quando ela detecta se há algum problema) e esteja sempre pronta para funcionar

 

Dica #4

Usa jato de tinta? Então, cuidado no transporte: Trate a impressora com “carinho” no transporte. Nada de chacoalhá-la ou virá-la de cabeça para baixo, a tinta pode acabar escorrendo internamente (isso é pouco comum de ocorrer, mas equipamento antigos têm maior tendência)

 

Dica #5

Tire o cartucho com muito cuidado: Nunca (nunca mesmo) puxe o carro de impressão com a mão durante a troca de cartuchos. As impressoras geralmente alinham o cartucho na posição correta para eles serem removidos. Se isso não ocorrer, dê o comando pelo software de impressão no computador

 

Dica #6

Não exagere no papel: Pode até parecer uma grande economia de tempo entulhar a bandeja da impressora com um monte de papel, mas a pressa é inimiga da perfeição. O excesso de papel aumenta a chance dela puxar mais de uma folha por vez e “comê-las”. Verifique também se as folhas não estão úmidas e se a peça que mantém as folhas alinhadas está, de fato, encostando

Dica #7

Limpeza é fundamental: Evite deixar produtos nocivos perto da sua impressora, tais como COMIDA e LÍQUIDOS. Captou? Não é para comer perto nem em cima do aparelho ou usar a impressora de porta-copos. Uma limpeza periódica externa e interna também é aconselhável

 

Dica #8

Impressora deu piti, mesmo assim? Procure ajuda especializada (para ela!): Se mesmo com todo o carinho necessário a sua impressora resolveu não colaborar e deu pau, procure uma assistência técnica autorizada. Você pode danificar (ainda mais) a máquina tentando desentupi-la do papel “comido” ou mexendo no carro de impressão.

Saiba mais dicas: 

Prós e contras das impressoras a laser e jato de tinta 

Dicas ajudam a evitar problemas comuns em impressoras; veja

De todos os problemas da impressora, 90% vêm da sujeira; aprenda a limpar a sua

Fotos: Montagem + Getty Images.