Blog do UOL Tecnologia

Termos moderninhos da internet (incluindo Mwahahaha) entram para dicionário Oxford

Flávio Carneiro

A influência da rede sobre o dicionário está crescendo (assustadoramente). Dessa vez até mesmo expressões novas na web já foram incorporadas pelo dicionário – reduto da escrita correta e principal inimigo da internet popular.

A publicação que cedeu às novas palavras da web foi a Oxford Dictonaries Online. Ligado à Universidade de Oxford, na Inglaterra, o dicionário agora contém expressões peculiares (em inglês) da internet. Se bem que poderíamos chamar essas palavras de dialeto alienígena sem ninguém perceber a diferença.

Alguns termos que foram incluídos:

Lolz – Abreviação para ‘Laugh Out Loud’, algo como ‘muitas risadas’. A palavra é usada para rir na web e muitas vezes possui tom sarcástico.

Mwahahaha – Essa junção de um monte de consoantes sem sentido é a expressão em forma de texto (como uma onomatopeia) de uma risada maléfica, geralmente usada por vilões de histórias infantis – e por usuários não tão malvados assim da web.

Inbox – É a caixa de entrada de e-mail ou de outros meios de comunicação na rede. A soma in (dentro) com box (caixa) é uma solução prática para nomear a tela inicial do correio eletrônico.

Wikipedian – É uma pessoa que contribui com conteúdo para a enciclopédia virtual Wikipédia. Se você não sabe a importância deste site, pergunte para alguém que ainda está na escola de onde ele tira os trabalhos que os professores pedem.

Tweeps – Usuários que seguem alguém na rede social Twitter. De vez em quando o mundo passa a impressão de que é preciso nomear tudo que existe.

Ridic – Uma abreviação (um tanto cretina) de ridiculous (ridículo, em português). A pergunta é: para que abreviar isso?

Se depois de ler tantas palavras excêntricas você se desesperou por não conhecer os termos do ‘internetês gringo’, não se preocupe. O dicionário disponibiliza a explicação dos novos termos em seu site. Pode ir fundo na página, as explicações são eficazes (confesso que precisei ler algumas).

Talvez a próxima vítima seja o Aurélio e daqui algum tempo as expressões ‘Fofys’(fofinho/meigo), ‘Vc’ (você), ‘rs’ e ‘kkk’ (risadas) também sejam incorporadas ao lado das tradicionais inconstitucionalissimamente e paralelepípedo.