Blog do UOL Tecnologia

Agora vai: meias com tecnologia RFID indicam no iPhone se pares estão corretos

Juliana Carpanez

As meias têm um chip com RFID; aparelho à esquerda lê as informações  para o smartphone

Se em algum momento neste blog usamos a expressão “seus problemas acabaram”, mentimos. Porque seus problemas só acabaram mesmo agora (dessa vez é verdade!), que a Blacksocks inventou uma tecnologia associada ao iPhone para identificar pares de meia. Isso mesmo: nada de dois pés esquerdos guardados juntos ou de usar meias desbotadas, pois o sistema também identifica quando a peça perdeu a cor. Todos juntos: U-FA!

“De agora em diante, seu iPhone saberá quais meias formam um par e também terá todos os tipos de detalhes sobre cada meia individual”, promete o site.

Se você nem imagina quais seriam esses detalhes (como devem ser mal-tratadas as suas meias!), aí vão: quantas vezes a peça já foi lavada, qual o ID daquela meia (tipo um RG), qual o ID daquele par (agora um CPF), se aquela é “compatível” com o pé direito ou esquerdo, se a peça realmente tem um par e quando ela foi adquirida. É como um perfil inteiro no Facebook, mas só para aquela meia do pé esquerdo.

Já o chamado blackmetro usa a câmera do iPhone para medir quão pretas estão as meias. Dependendo do resultado, ele dá sinal verde, amarelo ou vermelho.

A tecnologia empregada não é das mais simples. As meias têm um chip com RFID (de identificação por radiofrequência) e, como o iPhone não fala essa “língua”, há um aparelho que lê as informações e as repassa ao smartphone. O kit com esse aparelho e dez pares custa US$ 189 (cerca de R$ 383) nos Estados Unidos. Por esse preço, fica faltando o GPS que poria fim ao eterno mistério, mostrando onde vai parar aquele pé fujão.

Telas do aplicativo para iPhone que disponibilizam informações sobre as meias

Lá do Mashable