Blog do UOL Tecnologia

Com clima “sobrenatural”, vídeo mostra como as informações na internet são vulneráveis

Flávio Carneiro

Enquanto alguns usuários não mostram nem o branco dos olhos na rede, com medo de ter suas informações capturadas por mãos maléficas, outros são do tipo que saem por aí postando até a dor de barriga nas redes sociais.

No meio de tantos check-ins, fotos de refeições, declarações de amor e reclamações de trânsito, existem dados pessoais importantes, que se forem capturados, podem causar problemas ao usuário.  E os inconvenientes provavelmente serão piores do que a repercussão de uma foto feia no Instagram (mesmo que tenha um feijão no dente de quem aparece na foto).

Vídeo mostra que informações das redes sociais podem acessadas mais facilmente do que parece

Para tentar conscientizar a população e demonstrar o que é possível fazer com os dados que estão nas redes sociais, a Federação Belga do setor financeiro divulgou a campanha “Safe Internet Banking” (Serviço bancário seguro, em português).

Durante o vídeo (abaixo, com legendas em inglês) divulgado pela organização, pessoas comuns são convidadas para que tivessem a mente lida por um ''vidente''.

Os participantes entraram em uma tenda em Bruxelas, na Bélgica, e foram recepcionados pelo “adivinho”, que ''descobriu'' informações pessoais sobre elas. No fim da produção, tudo se revela um truque. Na verdade, as fontes dos dados eram somente as redes sociais, sem nenhum poder sobrenatural.

O vídeo não poupou nem a menina que estava devendo ao banco. Agora ela provavelmente vai receber mais cobranças dos bancos e de outros credores quando chegar em casa.

O repórter do UOL também testou o impacto das redes sociais na vida real, mas de uma forma diferente. Veja o que aconteceria se o estilo de vida do Facebook fosse utilizado nas ruas, com direito a ''curtidas'', convites de amizade, sugestão de amigos e mensagens coletivas.