Blog do UOL Tecnologia

Suposto iate desenhado por Steve Jobs é visto pela 1ª vez na Holanda, segundo site

Ana Ikeda

O site “One More Thing” alega ter flagrado uma das últimas “obras” do Steve Jobs: um mega-iate. O barco era um dos projetos pessoais do cofundador da Apple, segundo sua biografia escrita por Walter Isaacson. Chamado de “Venus”, o iate estaria atracado na cidade Aalsmeer, na Holanda.

“Venus” teria levado seis anos para ser criado e construído. Jobs teve a colaboração do designer francês Phillipe Starck no projeto. A embarcação tem cerca de 80 metros de comprimento, um luxuoso terraço com uma grande jacuzzi e iMacs de 27 polegadas para controlar a navegação. O casco é feito de alumínio, o que confere ao barco mais leveza e agilidade do que outros de mesmo tamanho.

A descrição contida na biografia escrita por Isaacson parece estar de acordo com o que vemos no vídeo do iate. Veja o trecho:

Como era de esperar, o iate planejado era elegante e minimalista. Os conveses de teca eram perfeitamente planos e não poluídos por acessórios. Como numa loja da Apple, as janelas das cabines eram grandes vidraças, quase do  piso ao teto, e a sala de estar principal era projetada para ter janelas de vidro de doze metros de comprimento e três de altura. Ele fizera um engenheiro-chefe das lojas da Apple projetar um vidro especial, capaz de oferecer suporte estrutural. Àquela altura, o barco estava sendo feito pela Feadship, empresa holandesa que constrói iates sob encomenda, mas Jobs ainda mexia no design. 'Sei que é possível que eu morra e deixe Laurene com um barco pela metade', disse. 'Mas preciso continuar a trabalhar nele. Se não fizer isso, é como admitir que estou para morrer'.”

“De Vries” seria um dos estaleiros da Feadship, segundo o “Verge”, mais um indício de que “Venus” tem chance mesmo de ser o iate projetado por Jobs.

Segundo o “Cult of Mac”, a viúva de Jobs, Laurene Powell, e seus três filhos teriam visitado Aalsmeer para a “inauguração do” iate. Ainda de acordo com o site, aqueles que trabalharam na construção do iate teriam sido presenteados com iPods shuffles.

Lá do Verge e Cult of  Mac.

Imagens: Reprodução/YouTube e Reprodução/Bas van der Ploeg.