Blog do UOL Tecnologia

Vaso sanitário japonês pode ser controlado via smartphone e até toca música “relaxante”

Ana Ikeda

Se a casa do futuro vai ser controlada pelo seu smartphone, isso deveria incluir também o vaso sanitário que há nela, não? Uma empresa japonesa criou um aplicativo que, além de comandar a descarga, pode subir e descer a tampa da privada e, pasmem, ajudar o usuário a controlar sua saúde intestinal, registrando as vezes que ele vai ao banheiro.

Claro que nem toda a tecnologia está no aplicativo para smartphone, que funciona apenas como um “controle remoto”. O destaque mesmo é o vaso sanitário “inteligente”, chamado Lixil, que usa Bluetooth criado pela Satis. A peça para o banheiro toca até música (já vai imaginando a trilha sonora que você gostaria de ouvir), pelos seus alto-falantes embutidos. Uma das músicas especiais do gadget é um jazz ''relaxante'' da pianista japonesa Yoshiko Kishino.

Além de criar um diário sobre o funcionamento intestinal de seu usuário, o vaso sanitário também registra o gasto de água e eletricidade do “gadget”.

O Lixil Satis será lançado em fevereiro no Japão, bem como o aplicativo My Satis, para dispositivos Android. Serão três modelos de privada, que custarão de R$ 5.000 a R$ 9.763 (o preço original é em iene). Baratinho, só que não.

Lá do Daily Mail e Japan Trends.

Foto: Divulgação.