Blog do UOL Tecnologia

Organização dos EUA propõe que internautas fiquem desconectados por 24 horas

Juliana Carpanez

Matt C, da foto acima, diz que ficará desconectado para mostrar a seus filhos que pode fazer isso

Se você está lendo este post no dia 1º de março é possível que não tenha aderido ao Dia Nacional da Desconexão (o “nacional” refere-se aos EUA, criando uma boa desculpa para você, brasileiro, continuar conectado). Realizado anualmente, o evento propõe que os internautas fiquem offline por um período de 24 horas, que tem início no pôr do sol do dia 1º. Não por acaso, a ideia é inspirada no shabat (dia de descanso dos judeus, feito durante esse mesmo período de tempo).

“Você tem vários telefones celulares? Leva seu iPad para a praia durante as férias? Acha difícil chegar até o fim de uma conversa sem postar uma atualização no Facebook? Seu computador está sempre ligado?”, questiona a página da Reebot, organização judia responsável pela proposta offline. Eles pregam que esses hábitos – como você provavelmente deve ter se dado conta – fazem com que percamos momentos importantes de nossas vidas, com os narizes enfiados em nossos iPhones e Blackberries.

No site da iniciativa, é possível baixar um cartaz no qual você explica o que fará enquanto estiver desconectado. Depois, é só tirar uma foto e enviar para o Reboot, que ela será publicada. Na internet, é claro.