Blog do UOL Tecnologia

Campanha critica uso excessivo de Photoshop desfazendo retoques com truque no programa

Guilherme Tagiaroli

A Dove, marca de produtos de higiene pessoal, tem uma campanha de marketing intitulada “Real Beauty” (ou beleza real). Em uma das ações da campanha, a marca fez um comercial com “mulheres reais” (em que havia moças com diferentes tipos de corpos).

Ainda baseada no conceito de “beleza real”, a empresa de higiene pessoal fez uma ação voltada para diretores de arte, designers gráficos e retocadores de foto. Para isso, a companhia criou uma Action (conjunto de ações) do Photoshop e disponibilizou o download em sites acessados por essas pessoas – um deles é a rede social Reddit.

Na descrição, apenas dizia que ao usar a Action, a pessoa retocada no Photoshop ficaria com uma pele mais bonita.

No entanto, a Action desfaz todas as ações já feitas relacionadas a retoques no Photoshop. E ainda coloca uma mensagem na foto alterada: ''Não manipule nossas percepções da beleza real''. Detalhe: isso só funciona com quem já estava mexendo em uma imagem no programa da Adobe. Não adianta pegar uma foto de uma revista, procurar a Action da Dove e tentar fazer com que o Photoshop magicamente mostre as imperfeições da modelo.

O pacote de modificações da Dove no Photoshop é facilmente reversível. Bastar dar um Ctrl + Z que o programa desfaz a ação.

A premiada campanha “Real Beauty” celebra a imperfeição e corpos envelhecidos. Segundo a marca, essa mulheres (que não são perfeitas e envelhecem) são tão bonitas quanto as que são mostradas em propagandas. Aqui há um link (em inglês) da agência de publicidade que explica como a campanha foi feita.

Apesar da boa iniciativa da Dove, a Unilever, empresa dona da marca de higiene pessoal, é constantemente acusada de ser machista pelos comerciais do desodorante Axe.


__

Lá do Mashable
Imagem: Reprodução