Blog do UOL Tecnologia

Site Busca Voluntária coloca ONGs e voluntários a um clique de distância

Sérgio Vinícius

Meu nome é Sérgio Vinícius e sou colaborador do UOL Tecnologia desde 2008. Atualmente, faço os testes para o Guia de Produtos,  analiso softwares, indico sites, respondo a dúvidas de leitores, dou dicas a respeito do Facebook. Essa é a primeira vez, entretanto, que vou recomendar algo de forma completamente tendenciosa: o site Busca Voluntária.

No ar oficialmente desde a semana passada, o Busca Voluntária é um projeto meu e de alguns amigos, que visa colocar à distância de um clique ONGs e pessoas como eu ou você. Essas entidades costumam precisar de voluntários e têm muita dificuldade em consegui-los. Pessoas como eu ou você (comuns, portanto, sem superpoderes) podem querer doar seu tempo e alguma energia para ajudar o próximo. Auxiliando essas organizações, sem receber financeiramente nada por isso, tornam-se (tornamo-nos) voluntários.

A ideia do Busca Voluntária é simples: os interessados em se tornar voluntários entram no site e digitam o que desejam fazer, o horário que têm disponível, o local em que podem atuar ou outras informações relevantes. O sistema retorna as vagas, de acordo com o que desejam.

Muitas vezes, pessoas querem atuar como voluntários, mas se interessam por ONGs perto de suas casas ou trabalhos. Em outros casos, os potenciais voluntários procuram oportunidades em que seu tempo livre é o único parâmetro (madrugadas, finais de semana). Há ainda quem queira atuar perto de sua especialidade profissional (médicos, professores) ou identificação pessoal e empatia (crianças, animais). O Busca Voluntária retorna vagas de acordo com essas ou mais especificações.

Como foi desenvolvido em nosso tempo livre, o site levou cerca de quatro anos para ser lançado oficialmente e ainda está longe de ficar pronto. Será uma página permanentemente em construção, como a proposta de publicar diariamente ao menos uma nova vaga. De saída, ele conta com cerca de 90 oportunidades, todas na Grande São Paulo.

Todas as ONGs e entidades cadastradas no Busca Voluntária fazem parte de uma relação cedida pelo CV-SP (Centro de Voluntariado de São Paulo) – o grupo realiza visitas periódicas e analisa a idoneidade de todas as ONGs em seu cadastro. Há Centros de Voluntariado em diversos locais do país, e a ideia é estender nossa parceria.

Para saber mais sobre o Busca Voluntária ou voluntariado, além do próprio mecanismo de busca do site, você pode visitar o blog ou curtir a página no Facebook. Como eu disse ali em cima, a opinião é tendenciosa. Mas não é por isso que eu recomendo a visita ao Busca Voluntária.