Blog do UOL Tecnologia

Recurso de marcação no Instagram pode fazer fotos ‘falarem’

Juliana Carpanez

Quando o usuário faz a cachorrinha falar a frase acima,  associa essa foto no Instagram ao perfil @houston_we_have_a_problem

Um novo recurso do Instagram permite que você marque quem aparece nas fotos, como já acontece no Facebook. Com essa mesma ferramenta de marcação — e alguma paciência — também dá para criar balõezinhos de frases como aqueles das histórias em quadrinhos. Vide a cachorrinha Zara aí ao lado, que nos avisa sobre um problema (a cara de preocupação é típica da raça e não se refere à gravidade dos fatos).

A ideia aqui é transformar nomes de usuários em frases, pois essa é a única forma de fazer a foto “falar”. Em vez de mostrar o nome da pessoa que aparece na imagem, a ferramenta exibe o que ela estaria falando — essa frase é o nome de outro usuário, como Im_a_ninja (''sou um ninja'').

Esse uso adaptado veio da agência Loducca, que criou o perfil @tag_talk – a conta só segue quem usa frases no nome de usuário, como “Genius”, “Poxa_vidahein”, “Fail” e “Poker_face”. Com isso, a @tag_talk acaba funcionando como um “banco de dados”, que reúne frases interessantes para adicionar às suas fotos. Esse recurso de marcação só funciona na versão mobile do Instagram.

Essa é a parte legal da história. A chata é que, quando o usuário faz a cachorrinha falar “Houston, we have a problem”, ele associa essa foto ao perfil @houston_we_have_a_problem, criado pelo jovem norte-americano Houston Cunningham, 18, que adora basquete. Ou seja: nada a ver (e o tal Houston não necessariamente gostará de ser marcado nesse conteúdo).

Além disso, há uma quantidade limitada de expressões. O “banco de dados” do @tag_talk segue 96 usuários que servem como frases – apenas uma delas está em português. O vídeo de apresentação lembra que você pode criar novos perfis, com as frases que quiser, mas nesse caso o trabalho fica maior que a diversão.