Blog do UOL Tecnologia

O dia em que achei o (meu) smartphone ideal

Juliana Carpanez

Como acontece nos assuntos relacionados ao coração (da paixão ao infarto), foi tudo muito de repente. Meu celular parou na assistência técnica, eu despretensiosamente peguei um substituto e, sem que esperasse, me apaixonei por esse plano B. Sabia que era possível gostar de um telefone celular (tenho certo apego pelo meu), mas desconhecia essa sensação de usar um aparelho (per)feito para mim.

Você sabe que encontrou o seu telefone celular ideal quando quer passear de mãos dadas com ele no shopping (elevadores, restaurantes e afins). Também o apresenta para amigos e familiares já apontando suas principais qualidades (equivaleria a dizer que a moça toca piano ou o rapaz faz trabalho voluntário). Gosta do jeito como ele faz as coisas, quer passar com ele todo o tempo livre e também presenteá-lo (geralmente com aplicativos – ainda que pagos). De tão perfeito, ele riria de suas piadas se assim pudesse.

Mesmo encontrando o que considera perfeito, os problemas são inevitáveis – assim é a vida, não custa lembrar. Mas com ele você terá a certeza de que tudo acabará bem: conflitos (como não saber capturar a tela) se resolverão de forma simples, sem estresse ou desapontamento. Ele jamais deixará você desligar a tela insatisfeito, como fizeram todos aqueles outros aparelhos dos quais você já nem se lembra mais.

Que fique muito claro: o meu celular ideal não é necessariamente o mesmo que o seu. Portanto, o aparelho que eu considero funcionar da exata maneira como deveria (e que atende pelo nome de Nexus 4, da LG) pode lhe trazer algumas chateações – algo que o seu telefone ideal já pode ter feito comigo. #pensenisso

Um celular é coroado como ''ideal'' quando passa basicamente por dois critérios muito, muito pessoais. 1) Ele se encaixa perfeitamente na sua mão (no caso do Nexus 4 ele pode escorregar, mas mantê-lo seguro faz parte do jogo da conquista). 2) Seu sistema operacional, independente de qual for, funciona exatamente da maneira como você espera (nada de ficar adivinhando onde encontrar tal recurso ou como executar aquela função).

Outras características — como câmera e velocidade do processador – se somam às vantagens, reforçando que aquela é a escolha certa para você. Ai, ai.

Ontem a assistência técnica avisou que meu telefone está pronto. Apaixonada por aquele que já foi um plano B, tive a nítida sensação de quem vive um intenso amor de verão: acabou a diversão, é hora de voltar à realidade. :\