Blog do UOL Tecnologia

Desenvolvedor burla restrição de seis segundos do Vine e posta vídeo completo

Ana Ikeda

A graça do Vine – pelo menos até agora – era a restrição de seis segundos para o compartilhamento de vídeos no Twitter. Mas um desenvolvedor resolveu “trollar” o aplicativo publicando um vídeo inteirinho por lá. Para completar a piada, trata-se do clipe de “Never Gonna Give You Up”, usado há alguns anos na internet numa brincadeira chamada “rickrolling” (veja abaixo como ele surgiu).

No post no microblog, Will Smidlein ironiza e diz: “Acho que quebrei o Vine.” Ele ainda não explicou como fez para publicar o vídeo da música completo.

Smidlein disse em um outro post que engenheiros haviam pedido a ele para retirar o post com o vídeo completo do ar. O post teria sido retirado do ar pelo Twitter (pouco antes de sair do ar, consegui assistir ao vídeo até o final), mas a rede social não se pronunciou ainda sobre o caso.

#RickRolling:

O fenômeno do Rickrolling começou em 2007 no fórum anônimo 4chan, em uma adaptação de uma brincadeira já comum por lá. A pessoa escreve um título chamativo com um link para o assunto; ao clicar a pessoa é “trollada”: vai parar em outro conteúdo. No caso do Rickrolling, esse conteúdo é nada mais nada menos que o videoclipe de “Never Gonna Give You Up”, hit de 1987 de Rick Astley.

De acordo com o site “Know Your Meme”, o Rickrolling teve seu ápice viral em abril de 2008. Entre os usuários mais célebres do meme, estão o próprio YouTube (que justamente em 1º de abril de 2008, na sua brincadeira do Dia da mentira, redirecionou os usuários para o vídeo), e a Casa Branca, que postou o link no Twitter

Lá do Verge.

Imagem: Reprodução/Twitter.