Blog do UOL Tecnologia

Para viciados em Instagram: aplicativo Instagroup organiza contatos em listas temáticas

Juliana Carpanez

Instagroup tem visual laranja e cinza, diferente do Instagram; app serve de complemento e pode funcionar paralelamente à rede social de fotos (no celular da reportagem, a convivência deles é pacífica)

A versão curta desta história é que o aplicativo Instagroup permite agrupar as contas que você segue no Instagram: amigos, pessoas do trabalho, famosos e bichos, por exemplo. Desenvolvido pela agência digital Alice Wonders, ele custa US$ 0,99 (cerca de R$ 2,25) e por enquanto só está disponível para aparelhos com sistema iOS, da Apple.

Agora a versão detalhada, que inclui o depoimento de uma viciada (oh, yeah) em Instagram. Logo que aderi à rede social, comecei a seguir perfis de amigos e também de gatos. Depois, vieram as celebridades, as comidas, os jovens endinheirados e a galera do fitness – não necessariamente nesta ordem.

Junte tudo isso e o que você tem é um feed alimentado por 713 perfis e uma timeline esquizofrênica, que muitas vezes não corresponde àquilo que você quer no momento. No domingo de manhã, por exemplo, me interessa muito mais o incentivo do pessoal do fitness do que incríveis pratos gordurosos postados na noite anterior. Já na espera do dentista, quero mesmo é saber o que as celebridades estão fazendo – no Instagram, essas informações estão muito mais atualizadas que a pilha velha de revistas.

Fora que, para o desespero de uma viciada, o feed do Instagram tem um limite de fotos. Ele exibe cerca de 160 imagens (sim, eu contei), fazendo com que você perca muito conteúdo se usar o programa apenas uma ou duas vezes por dia (inclua aqui seu comentário sarcástico sobre o sofrimento da classe média instagramiana).

É aí que entra o Instagroup. Fácil de usar, ele funciona paralelamente ao seu Instagram original e permite organizar os perfis de acordo com os assuntos criados por você. Assim, quando acesso “fitness” no domingo de manhã, dificilmente vou me deparar com aquela foto de pizza postada sábado à noite.

Usuário separa os perfis de acordo com o tema; um único perfil pode aparecer em diversos grupos. Acima, seleção para a lista de famosos (esquerda; a marombeira ficou de fora) e marombeiros (dir)

Ele também exibe um número limitado de atualizações, como o feed do Instagram, mas a divisão por assuntos permite que você veja muuuitas fotos de famosos de uma única vez. Ou muuuitos gatos fofos. Ou muuuuuitas mensagens otimistas dos marombeiros. Quando quero a esquizofrenia do meu feed, tenho a opção de acessar o Instagram original e ver todos esses assuntos juntos e misturados.

Como nada é perfeito, nem no mundo fotográfico do Instagram, o Instagroup tem alguns problemas – todos ainda dentro da categoria #classemediasofre.

Ele não rodas vídeos, não é possível dar dois cliques na foto para curti-la e, nos testes da reportagem, não excluiu alguém que foi deletado do Instagram original. Também é necessário esperar alguns segundos até ele começar a exibir o conteúdo de cada grupo e, nos testes, não permitiu trocar o nome das listas. Nada, no entanto, que prejudique a vida do usuário – palavra de uma viciada.

Veja Álbum de fotos