Blog do UOL Tecnologia

Site Immersion exibe sua conta do Gmail como uma rede social (verdadeira)

Juliana Carpanez

Ferramenta forma grupos com os contatos e cria links mostrando a relação entre essas pessoas

Eis aqui a verdadeira rede social: o Immersion. A ferramenta online analisa sua conta no Gmail e mostra (de verdade) as pessoas com as quais você mais se comunica. Também cria (de verdade) uma relação entre aqueles contatos: a turminha do trabalho ganha uma cor, enquanto os amigos pessoais são pintados de outra. Há ainda links dinâmicos, que se movem com o mouse, para mostrar a relação entre membros de cada grupo.

Tudo muito bem, tudo muito bom, mas você só entenderá mesmo quão in-crí-vel é esta ferramenta ao testá-la. Pode ir lá agora, a gente espera você voltar. 🙂

César Hidalgo, um dos responsáveis por esse projeto (de novo: in-crí-vel) do MIT (Massachusetts Institute of Technology), define: “É uma autorreflexão, numa época em que a maioria das pessoas usa ferramentas [na web] de autopromoção, que permitem uma quantidade exagerada de interação”. Ou seja: o Immersion revela a vida digital do usuário sem as maquiagens tão comuns nas redes sociais.

O projeto está baseado nos metadados (as informações sobre as informações; ou como, quando e quem produziu determinados dados na internet). “Sua vida está na web, seus dados, seu histórico. Isso fica escondido nos metadados, que não são acessíveis para você. O Immersion deixa você experimentar a vida que tem na web, visualizando seus metadados”, explica Hidalgo.

Ainda não testou? Então corre lá para ver a cara dos seus próprios metadados.