Blog do UOL Tecnologia

Marissa Mayer, chefona do Yahoo, joga ‘Candy Crush’ e dirige BMW velha

Juliana Carpanez

Marissa Mayer faz pose de diva na edição de setembro da revista norte-americana 'Vogue'

Marissa Mayer, 37, diretora-executiva do Yahoo, não segue o estereótipo dos chefões da tecnologia. Formada na Universidade de Stanford em Symbolic Systems (sistemas simbólicos, uma mistura de filosofia, psicologia cognitiva, linguística e ciência da computação), ela se declara nerd, tímida e diz que gosta de programar. Até aí, está mantido o jeito Bill Gates de ser. Mas, com sua beleza e estilo, Marissa foge do padrão a ponto de ganhar uma entrevista de diversas páginas na (também poderosa) revista “Vogue”. Com pose de diva e tudo.

Segue abaixo algumas curiosidades reveladas pela ex-funcionária do Google, na edição de setembro da revista norte-americana.

Mudanças no Yahoo
A executiva disse ter ficado chocada ao perceber quão pouco os executivos do Yahoo interagiam com seus funcionários. Nas primeiras semanas de trabalho, há um ano, ela respondeu a perguntas feitas em um fórum corporativo e almoçou na cafeteria.

Marissa também instituiu a cultura da comida grátis no ambiente corporativo (algo existente no Google), trocou os Blackberrys dos funcionários por iPhones, removeu divisórias nas baias e também algumas paredes para favorecer um ambiente colaborativo.

Uniforme
No dia da entrevista à “Vogue”, Marissa estava com um cardigan (casado de lã) marrom da marca Oscar de la Renta (no site da loja, essas peças passam de US$ 2.000 ou R$ 4.800). A reportagem diz que este é o uniforme da diretora-executiva: ela tem o mesmo modelo nas cores marfim, azul marinho, preto, rosa, vermelho, azul e azul-petróleo.

Mark Zuckerberg, do Facebook, também é adepto ao uniforme – mas bem mais simples que o de Marissa.

‘Candy Crush’
Desde o nascimento do filho, Macallister, Marissa tem menos tempo a se dedicar aos esportes. Assim, ela se distrai com jogos como “Bejeweled” e “Candy Crush” (sim, até ela!) no celular, sempre que pode. Macallister nasceu no segundo semestre de 2012, logo depois de a mãe ter assumido a liderança do Yahoo.

Berçário
Quando Macallister nasceu, Marissa voltou logo ao trabalho. Mas o filho e a babá iam com ela para o escritório, onde ela montou um berçário ao lado de sua sala.

Home office
A diretora-executiva proibiu o trabalho remoto no Yahoo, causando polêmica. Ela afirmou que sua decisão não se refere ao trabalho remoto de forma geral, mas sim àquela que seria a melhor decisão para o Yahoo, “onde em vários casos trabalhar de casa significava quase não trabalhar”. Segundo ela, os funcionários aprovaram a mudança.

Em outubro de 2012, Marissa publicou a foto do filho Macallister, então com um mês. Ela o vestiu de pimenta para o YaBoo, festa de halloween do Yahoo

Esportes
Marissa e o marido, o investidor Zachary Bogue, fazem caminhadas em um parque próximo de casa, em Palo Alto (Califórnia). Antes do nascimento do bebê, os dois corriam meias-maratonas juntos, além de esquiar e fazer trilhas. Eles se conheceram em 2007, por intermédio de um amigo em comum.

Tímida
A chefona do Yahoo garante ser tímida e afirma ter se disciplinado para lidar com isso. Nos primeiros quinze minutos, por exemplo, ela sempre quer ir embora de uma festa – mesmo que seja em sua própria casa. “Eu literalmente olho no relógio e digo: ‘não posso ir embora até hora x. Se ainda estiver detestando até hora x, posso partir’.” Ela disse ter aprendido que, após ficar nas festas por um período pré-determinado, geralmente vence o constrangimento e acaba se divertindo.

Dinheiro
Marissa e o marido têm uma cobertura no hotel Four Seasons de San Francisco e gostam de dar festas glamourosas. Por outro lado, vai para o trabalho dirigindo seu próprio carro: uma BMW de 18 anos.

Anfitriã
Nas festas que faz em sua própria casa, Marissa sai à francesa – uma ação que ela chama de “saída da CEO”. Ela não se despede e vai para o quarto, enquanto o evento continua sem ela.

Lá da Vogue 
Fotos: Vogue e Reprodução/Twitter