Blog do UOL Tecnologia

Três em cada dez usuários de celular enviam SMS dormindo, diz pesquisa

Ana Ikeda

Já mandou um SMS enquanto estava dormindo e não se lembra disso? Você não está sozinho: especialistas nos Estados Unidos dizem que há um número “crescente” de pessoas sofrendo desse “mal”.

O estudo feito por pesquisadores na Universidade de Villanova, na Filadélfia (EUA), com 300 estudantes revelou que cerca de 35% deles já tinha mandado mensagens de texto com o celular enquanto estavam na fase inicial do sono. E mais de 50% deles admitiram que o celular ou outros gadgets interferiam no sono deles de alguma forma.

As mensagens de texto “sonâmbulas” tendem a ser enviadas durante cochiladas ou entre 90 minutos e duas horas durante o processo de começar a dormir. É comum que as pessoas acordem sem se lembrarem de terem mandado as mensagens – e nem do teor dos torpedos.

Em um dos casos, a usuária tinha tendência a enviar mensagens mais “românticas e picantes” durante o estágio inicial do sono. Ao responder um SMS sobre a aula de anatomia na universidade, ela escreveu: “Eu simplesmente amo. Amo você! Você é a luz da minha vida.” Em outra ocasião, ao responder a um ex-namorado, ela disse “adorá-lo” e pediu que ele passasse na casa dela. Ao perceber o que tinha feito no dia seguinte, ela se sentiu “mortificada”, diz a pesquisadora Elizabeth Dowdell, da Universidade Villanova.

Sono ruim, dia péssimo

Consultado pelo “NY Daily News”, o especialista em sono Josh Werber, médico do EOS Sleep Center, disse que esse resultado é “alarmante”.  “Dormir é muito importante no processo restaurativo. E quando você não se dedica a ele, ao não descansar o suficiente, você não terá esse efeito de restauração no seu cérebro. Isso afetará sua habilidade cognitiva no dia seguinte”, explica Werber.

Para evitar que isso aconteça, Werber aconselha que as pessoas não transformem suas camas em “estações de trabalho”, levando os gadgets consigo ao irem dormir. “As pessoas devem se preparar para o sono, e como esses dispositivos são muito pequenos e portáteis, eles facilmente são levados à cama.”

Logo, a recomendação é que você desligue todos os seus gadgets (todos mesmo). Se você ainda não está preparado para esse “rompimento total”, pelo menos deixe os eletrônicos no modo silencioso. Vale também recuperar aquele relógio despertador de pilha velhinho para não ter desculpa mesmo.

Você já enviou um SMS “sonâmbulo”? A resposta aqui, por enquanto, é não. Mas já perdi as contas de quantas vezes, dormindo, troquei de lugar os ícones da tela do iPhone, fazendo uma baita bagunça (#fail).


Lá do NY Daily News.

Imagem: Getty Images.