Blog do UOL Tecnologia

Festival americano reúne fanáticos por felinos e premia melhor vídeo de gato

Guilherme Tagiaroli

Imagem da edição de 2012 do Cat Video Festival; segundo a organização, o evento reuniu 10 mil pessoas

Não há dúvida que os gatos são protagonistas da internet. Aproveitando esta oportunidade, a Walker Art Center, um centro americano de arte contemporânea, criou um festival APENAS sobre gatos. Chamado de Cat Video Fest, o evento, que ocorre nesta quarta-feira (28) em Minnesota (Minneapolis), reúne personalidades do mundo dos felinos e promove até um “Oscar” online para o melhor vídeo de gato: o “Golden Kitten Awards”, ou o prêmio gatinho de ouro.

Em sua segunda edição, os organizadores do festival confirmaram a presença de Grumpy Cat (a gatinha mal humorada que fez sucesso na internet no fim de 2012) e os humanos por trás do Keyboard Cat e do Nyan Cat, dois fenômenos felinos da internet.

Imagem da edição de 2012 mostra participantes do festival vestidos de gato

De acordo com Scott Stullen, produtor do festival, o evento foi criado com o objetivo de reunir a comunidade que produz vídeos de gato ou que simplesmente adora os bichanos. “Nós pensamos que seria divertido mostrar vídeos de gatos no formato de um festival. Queríamos fazer disso uma experiência em grupo, em vez de cada um com seu smartphone ou computador ver individualmente os vídeos”, disse em entrevista ao site americano “Today”.

Além da premiação online do “gatinho de ouro”, o festival distribuirá brindes para os melhores cosplays de gatos, apresentações musicais, uma escultura de gato feita de manteiga (!) e palestras de gente que ficou famosa por causa dos felinos.

O que chama a atenção do evento é que os protagonistas (do festival) não estarão presentes por uma determinação do local escolhido. “O Minnesota State Fair não permite a entrada de animais de estimação. Por favor, deixe seus companheiros peludos em casa”, informa a página do Cat Video Fest.

Talvez seja melhor assim, pois terá uma balada no fim do festival e o encerramento terá fogos de artifício.

Como ainda não saíram os vídeos que concorrem ao gatinho de ouro, veja a seguir alguns dos melhores virais com gatos:


__

Lá do Today.com

Imagens: Walker Art Center/Reprodução