Blog do UOL Tecnologia

Presos que nunca usaram a internet descrevem a rede como um monte de “conexões infinitas”

Guilherme Tagiaroli

Imagem de 2012 mostra presos da penitência estadual de San Quentin, na Califórnia (Estados Unidos)

Imagine uma pessoa adulta que em pleno ano de 2013 não tem ideia do que é a internet e como funciona o ambiente virtual. A realidade pode parecer distante, mas uma organização americana, chamada Last Mile, conversou com várias pessoas presas sobre o que eles achavam da internet. E o fato é que muitos não sabem ou têm uma ideia muito vaga do que é a rede mundial de computadores.

Um dos presos da penitenciária de San Quentin (Califórnia), que está na faixa dos 30 anos e pediu para não ser identificado, disse que a internet é “como páginas que se conectam umas às outras infinitamente”. “Eu sei que no Facebook é possível achar pessoas, se elas preenchem a escola que estudaram ou algo parecido, mas não faz muito sentido. Eu já vi aplicativos no programa da Ellen DeGeneres [uma apresentadora americana]. É um botão que leva a pessoa a algum lugar, como uma página de internet, mas de uma forma rápida”, afirmou.

Em outro depoimento, Tommy Winfrey, 35, que está detido desde 1997, disse que nunca viu a “internet” na vida. “Fui preso em 1997. Na época, os CDs eram a sensação. Eu sabia que a internet era chamada de estrada da informação por algum motivo, mas eu não tinha ideia do quanto a sociedade estava conectada à rede. Eu não entendia o quão grande e nova ela é. É um nome global que mudou o mundo”.

Guy Kawasaki, ex- chefe evangelista da Apple, posa com detentos durante evento da Last Mile em presídio

Outro interno da prisão da Califórnia relatou que a internet é como um grande espaço, onde é possível encontrar de tudo. “Eu imagino a rede como um espaço infinito preenchido com informação sobre tudo. Eu fiquei confuso sobre como você consegue acessar uma parte de uma informação e depois vai para outra. Eu também não tinha noção dos termos utilizados para descrever isso tudo”, relatou Chrisfino Kenyata Leal, 44, que está preso desde 1994.

Em tempo, a Last Mile é uma organização que trabalha na inclusão digital de pessoas presas. Eles entram em presídios para ensinar noções de tecnologia e empreendedorismo aos detentos para ajudá-los a reconstruir a vida após o cumprimento da pena.

O site americano ''BuzzFeed'' não deixa claro se depois das declarações os detentos acessaram a internet, mas isso é bem provável porque eles fazem parte do programa de treinamento da Last Mile.

____

Lá do BuzzFeed

Imagem: Lucy Nicholson/Reuters