Blog do UOL Tecnologia

Desafio no Facebook faz usuários trocarem suas fotos por imagem de girafa

Juliana Carpanez

Girafa exibida no perfil original; 'perdedores' podem escolher fotos diferentes do animal

Girafa exibida no perfil original; 'perdedores' podem escolher fotos diferentes do mesmo animal

A brincadeira é simples, até ingênua. A página The Great Giraffe Challenge (“o grande desafio da girafa”), no Facebook, divulga uma charada, que os seguidores devem responder em mensagens privadas. Se eles acertarem, mantêm suas fotos. Se errarem, devem estampar uma girafa por três dias em sua imagem de perfil. Você pode achar tudo isso uma grande besteira, mas a página criada em 26 de outubro já soma mais de 75 mil 122 mil 127 mil 134 mil “curtir”.

O segredo do sucesso (ou pelo menos parte dele) está no fato de os participantes colarem em seu perfil um texto em inglês justificando a foto com o animal. “Troquei meu perfil para uma [foto de] girafa. Tentei responder uma charada e errei. Tente o grande desafio da girafa.” A mensagem diz ainda que a resposta deve ser enviada de forma privada à pessoa que a postou, criando assim uma corrente.

Por enquanto, há um único desafio disponível na página, criada pelo neozelandês Andrew Strugnell (leia aqui entrevista dele para o UOL Tecnologia). “Três da manhã, a campainha toca e você acorda. Visitantes inesperados: são seus pais, que chegaram para o café da manhã. Você tem geleia de morango, mel, vinho, pão e queijo. Qual a primeira coisa que abre?”

Se não quiser se arriscar no Facebook, você também pode usar este site, que revela a resposta. Assim, você pode manter sua foto de gente no perfil, sem pagar mico (ou girafa) no Facebook.

Página mostra lista de amigos que erraram o desafio (ou não) e trocaram suas fotos

Página mostra lista de amigos que erraram o desafio (ou não) e trocaram suas fotos