Blog do UOL Tecnologia

“Flappy Bird”: o jogo viciante para smartphone que vai acabar com seu tempo

Flávio Carneiro

Ciclo de vida do protagonista em "Flappy Bird". Essa pontuação foi basicamente tudo que eu consegui no jogo

Ciclo de vida do jogo ''Flappy Bird''. Essa pontuação foi basicamente tudo que eu consegui no game

Os joguinhos viciantes de smartphones e tablets são muito bons em preencher o vazio que existe nos corações dos usuários. Quem nunca encheu seu coração de felicidade, por passar uma fase do “Candy Crush”, ou de ódio, por ficar preso em outra logo em seguida, que atire o primeiro doce. Mas o game de fazer combinações virou, digamos, coisa do passado. O novo compilado de bytes que chegou para sugar nossas horas livres (e até as ocupadas) é o simpático “Flappy Bird”.

Atualização: o game foi retirado das lojas de aplicativos da Apple e do Google pelo seu desenvolvedor.

O objetivo do joguinho é tão simples quanto seu visual. O protagonista, um pássaro amarelo em 8-bits, precisa passar em pequenos espaços entre canos. Se ele encostar em algum lugar, o game termina. O cenário é bem parecido com a franquia “Mario”, da Nintendo.

Mas, o que dificulta a coisa toda, é que o bichinho não se move em linha reta. Quando o usuário toca na tela para dar impulso ao protagonista, ele segue o movimento de uma parábola, subindo e descendo.

Depois de tentar umas dez vezes e passar do primeiro cano apenas uma vez, achei melhor vir aqui desabafar antes que ficasse irritado. O game também premia o usuário com medalhas de bronze, ouro e outras mais difíceis, mas não cheguei nem perto disso.

Mesmo com a dificuldade, não pretendo desistir do jogo assim tão fácil. Me encontrarei com ele novamente quando tiver um tempo livre – ou me deparar com alguma fila.

Pelo jeito, mais pessoas pensam como eu e insistem na brincadeira (ou tortura). No Google Play, loja online do Google, o aplicativo já foi baixado entre 10 e 50 milhões de vezes, de acordo com informações da loja. Além disso, o desenvolvedor do app disse ao site “The Verge” que está lucrando US$ 50 mil (cerca de R$ 120 mil) por dia com publicidade exibida dentro do jogo.

Agora, é esperar seus amigos comentarem que estão bravos com um game que tem um passarinho amarelo.

Cliquei aqui para baixar no seu Android e aqui para o seu iPhone. Quem tem Windows Phone ainda precisa torcer para que o game seja disponibilizado neste sistema =/.