Blog do UOL Tecnologia

Aplicativos de stickers para WhatsApp: expectativa vs. realidade

Ana Ikeda

Um rápido passeio pela seção de aplicativos mais baixados na App Store foi o suficiente para chamar minha atenção para os que prometem ''stickers para WhatsApp''. As figurinhas (parecidas com as que usamos no Facebook) devem estar na moda e até que são bonitinhas, pensei. Foi então que começou um exercício rápido de “expectativa vs. realidade”.

stickersdobem

Talvez você esteja pensando: “Mas se já temos emojis e aquela renca de fotos e memes dos grupos do WhatsApp, por que raios vou precisar também de stickers?” Pois é, não precisa. Porém, como as imagens são fofinhas, digamos que há uma probabilidade grande de que aí, do outro lado da tela, exista alguém querendo baixar um aplicativo de stickers. Sim, é o “efeito cuti cuti” em ação.

Seja para iOS, Android ou Windows Phone, são várias as opções de aplicativos gratuitos de stickers disponíveis. Basicamente, eles funcionam de duas formas. Na primeira, um toque longo na imagem da figurinha abre a opção de mandá-la para o Whats App. Na segunda, você salva a imagem no rolo da câmera ou a copia para depois colar no chat e enviar.

Baixei três no iPhone para testar. O primeiro tinha potencial (era do tipo que envia a imagem direto para o WhatsApp), mas a cada toque na tela, praticamente, pulava nela uma publicidade de outros aplicativos. Irritante e pouco prático. Sem contar que nem todas as figurinhas eram liberadas – você tem que compartilhar um post recomendando o app no Facebook para poder usar “288” imagens a mais.

O segundo tinha uma biblioteca considerável (e liberada) de figurinhas com smile, porquinho, gatinho e ursinho (“efeito cuti cuti” disparou aqui). Porém, ele era do tipo “copie e cole”, menos prático.

O terceiro tinha uma quantidade ainda maior e tão fofo quanto de figurinhas que o segundo. E permitia compartilhar as imagens com um atalho direto para o WhatsApp.

Seria esse, então, o aplicativo “vencedor” e recomendável? Que nada!

stickersdomal

O resultado prometido – figurinhas pequenas no chat – não foi cumprido. Nos três apps testados, as figurinhas aparecem gigantes depois de inseridas na conversa. Nada prático, porque isso obriga a pessoa a ficar rolando a tela para ler os textos da conversa. A pessoa para quem eu mandei (usuária de Android) também visualizou as imagens grandes.

No meu caso, não houve prejuízo – os apps testados eram gratuitos. Mas há opções pagas também. Se você quer muito (muito mesmo) baixar um deles, no mínimo, teste a versão grátis antes. E, sinceramente, os emojis e as fotos que circulam em grupos continuam sendo a opção mais prática para dar graça ao WhatsApp.


Imagem: Reprodução e Montagem.