Blog do UOL Tecnologia

Vídeo: poucos segundos de distração com SMS ao volante já são fatais

Ana Ikeda

A NHTSA (sigla em inglês para Administração Nacional de Tráfego e Segurança Viária), órgão federal dos Estados Unidos, iniciou uma campanha de conscientização para motoristas sobre o perigo de enviar mensagens de texto pelo celular.

O vídeo (em inglês) tem apenas 30 segundos, mas mostra como uma rápida distração do motorista com o SMS pode ser fatal. Se você é sensível, evite assistir às imagens abaixo:

 

O slogan da campanha é “Você dirige, você envia o SMS, você paga'' e tem os jovens como principal público alvo. Segundo uma pesquisa recente, publicada no The New England Journal of Medicine, os motoristas jovens, com menos experiência, tem oito vezes mais chances de sofrerem um acidente ao usarem o celular no carro.

No país, o tema é levado a sério, a ponto de alguns Estados criarem leis específicas para punir os motoristas que enviam SMS. Em Nova Jersey, a Justiça chegou ao extremo e decidiu que uma pessoa que envia a mensagem de texto via celular para um motorista dirigindo também pode ser responsabilizada, caso o destinatário provoque um acidente.

Outro vídeo de conscientização do perigo do SMS ao voltante foi feito pelo cineasta alemão Werner Herzog, de ''Caverna dos Sonhos Esquecidos''. O documentário de 35 minutos mostra depoimentos de cinco pessoas que tiveram as vidas mudadas para sempre após acidentes de trânsito causados pela distração com o envio de SMS. O objetivo é frisar que a mensagem ''pode esperar'' para ser enviada.

Lá do Mashable.

Imagem: Reprodução.