Blog do UOL Tecnologia

Juíza do caso Apple x Samsung fica furiosa com uso de smartphones em sessão

Guilherme Tagiaroli

Apple e Samsung voltaram à corte nos Estados Unidos. A empresa americana acusa a sul-coreana de copiar recursos e quer que a companhia asiática pague US$ 2 bilhões por usar tecnologia não licenciada. No entanto, outro fator tem preocupado a juíza Lucy Koh, responsável pelo caso: as pessoas não desligam o smartphone durante as sessões.

Judge Lucy Koh

Lucy Koh é a juíza responsável pelo caso entre Apple e Samsung; só não invente de deixar o smartphone ligado quando ela estiver presidindo uma sessão…

O julgamento é constantemente interrompido por problemas de mau uso da tecnologia pelos participantes. São telefones que não param de tocar ou pessoas que assistem ao julgamento que não param de usar o Wi-Fi da corte.

“Infelizmente, a transcrição parou de funcionar novamente durante a manhã. Por favor, deixe seu aparelho desligado. Se precisar, vá para outra sala”, disse a juíza antes de uma interrupção para o almoço nesta quarta-feira (9).

A juíza e os advogados usam a transcrição feita ao vivo (que é transmitida via Wi-Fi) para revisar os testemunhos e analisar objeções pedidas pelos advogados. Mas com tantos computadores, tablets e smartphones conectados, o sistema cai direto.

Mesmo assim, ignoraram a juíza. Quando a sessão voltou, ela notou que havia um advogadoa utilizando um smartphone. Lucy Koh ficou bastante irritada e perguntou por que as pessoas estavam usando a conexão Wi-Fi. “Eu não entendo o que todos vocês estão fazendo aqui”, disse.

Em casos mais extremos, a situação pode piorar para quem descumpre as leis da corte. Durante sessão desta quarta-feira (9), David Reibstein, professor de marketing, estava acompanhando a sessão e tirando fotos. Não deu outra: foi tirado da sala, interrogado por um policial e ainda teve de apagar as imagens para voltar ao local.

O desfecho do processo entre Apple e Samsung deve ser conhecido até o fim do mês.

__
Lá da AP
Imagem: Jason Doiy/AP/The Recorder.