Blog do UOL Tecnologia

App usa imagem de gato para manter fotos privadas “invisíveis” no Facebook

Larissa Leiros Baroni

Os gatos e as gatas estão prestes a inundar a sua timeline no Facebook. Opa! Não se anime tanto, porque nada tem a ver com homens e mulheres bonitas. Trata-se de um novo aplicativo lançado pelo Wickr [um bate-papo que tem como principal atrativo a segurança]. wicker

O novo recurso ganhou o nome de WTF (Wickr Temporário Feed) e permite que os usuários compartilhem fotos do feed do Wickr para até 151 amigos do Facebook por até 24 horas. Após esse período, as imagens se autodestroem.

A foto será liberada apenas para os amigos que forem autorizados pelo usuário e pelo período determinado para a sua autodestruição. Aqueles que não integrarem a ''lista segura'' terão acesso à foto de um gato em vez da original.

O aplicativo não permite o compartilhamento, tampouco a cópia e a impressão das fotos. Também não é possível salvá-las. Foi o que afirmou Nico Sell, fundador do Wickr, em entrevista ao tabloide britânico ''DailyMail''.

A funcionalidade WTF foi adicionada ao aplicativo Wickr  apenas para para dispositivos da Apple. A empresa, no entanto, pretende lançar versões para Android, bem como para computadores equipados com Macintosh, Windows e Linux.

''Estamos usando uma ferramenta de espionagem muito complexa'', disse Sell, que descreve a técnica de espionagem dos velhos tempos chamada de ''esteganografia'' como a arte de esconder mensagens em plena vista.

O WTF, como aponta Sell, foi inspirado em sua filha mais velha. A adolescente queria se conectar com amigos no Facebook, mas encontrou resistência por parte de sua mãe. ''Somos o único aplicativo de mensagens seguro que nunca sofreu um ataque bem-sucedido'', disse ele. ''Nós somos o último homem de pé.''


__

Lá do Daily Mail

Imagens: Reprodução