Blog do UOL Tecnologia

Conheça o elevador mais rápido das Américas

Larissa Leiros Baroni

one-world-trade-center-em-nova-york-1428922790197_731x435 (1)

O local, que há 14 anos foi alvo do principal atentado terrorista dos Estados Unidos, abriga hoje o elevador mais rápido das Américas, capaz de percorrer 102 andares em 47 segundos. O ultraveloz chega a atingir uma velocidade de 37 km/h.

Com 104 andares e 521 metros, o One World Trade Center –construído onde antes ficavam as Torres Gêmeas– conta com 71 elevadores e 12 escadas rolantes projetados pela empresa alemã ThyssenKrupp.

A agilidade é favorecida por uma carenagem de alumínio que, segundo a ThyssenKrupp, desvia o ar e aumenta a aerodinâmica dos elevadores. Já as cabines e as portas contam com amortecimento acústico para limitar os ruídos.

A graça está nas projeções de LED que vão do chão ao teto da cabina, que garante aos turistas uma rápida viagem ao tempo: com a evolução do horizonte de Nova York dos anos 1.500 até os dias atuais. O passeio é concluído no Observatório do edifício, que permite uma vista privilegiada da cidade de Nova York, que inclui a Estátua da Liberdade e o Oceano Atlântico.

Elevadores mais rápidos

O elevador mais rápido do mundo pertence ao edifício chinês do Centro Financeiro Guangzhou, que percorre 95 andares em 43 segundos, atingindo a velocidade de 70 km/h. Ele desbancou a torre Burj Khalifa, em Dubai (Emirados Árabes), que possui um elevador que alcança 65 km/h.