Blog do UOL Tecnologia

O barulho do trânsito não tem fim? O “carro antirruído” poderá resolver

Márcio Padrão

O Mondeo Vignale, versão premium da linha Mondeo da Ford lançado na Europa, estreou uma tecnologia própria para ajudar a silenciar o interior do automóvel. Trata-se de um controle ativo de ruído que emite ondas sonoras para anular os sons indesejados na cabine, como os do motor, transmissão e vento. Em breve essa tecnologia será oferecida também em outros veículos da marca no mundo, promete a montadora.

Segundo o comunicado, o controle ativo usa o mesmo princípio dos fones de ouvido com cancelamento de ruído usados em aviões. O recurso usa três microfones, colocados estrategicamente na cabine para detectar sons do motor e da transmissão, e os neutraliza com ondas sonoras geradas pelo sistema de áudio, sem prejudicar a audição de música ou conversa. O sistema também é capaz de memorizar o comportamento do motorista e do veículo para agir preventivamente, como por exemplo quando se acelera em uma marcha mais baixa.

''Seja ouvindo música, o rádio ou simplesmente desfrutando do silêncio, a experiência de som é parte fundamental de uma viagem de carro'', diz dr. John Cartwright, diretor médico da Ford na Grã-Bretanha.

Tomara que essa tecnologia vingue para todos os veículos em atividade no mundo. Uma pesquisa dinamarquesa de 2012 concluiu que o ruído causado pelo trânsito pode aumentar o risco de ataques cardíacos. Cada aumento de 10 decibéis de exposição ao ruído de tráfego foi associado com um risco 10% maior de ataque.

Tags : carros