Blog do UOL Tecnologia

Rumor: Galaxy S7 pode voltar a ter entrada para cartão MicroSD

Márcio Padrão

S6 Edge Plus e Note 5, os dois mais recentes da linha Galaxy

E o esperado lançamento (ainda sem data definida) do Samsung Galaxy S7 continua rendendo rumores. O mais recente veio do blog italiano HDblog.it, que publicou na manhã desta segunda-feira (23) que o todo de linha poderá trazer de volta o slot para cartões de memória MicroSD, que havia sido eliminado no S6 e continuou sem dar as caras nos modelos seguintes: S6 EdgeS6 Edge Plus e Note 5.

O rumor traz outras especificações do produto. No processador, fala-se no futuro Exynos 8890 (já citado aqui no blog) ou o recém-lançado Snapdragon 820 –que entre outras façanhas, oferece suporte a conteúdo em 4K, seja a 60 quadros por segundo (via HDMI 2.0), ou a 30 fps (sem fios).

A câmera provavelmente seria equipada com a nova tecnologia BRITECELL, cujo sensor promete melhor desempenho em situações com pouca luz, além de sensores mais finos. Na conectividade, adotaria o novo padrão de USB, o Type-C. E assim como aconteceu com o Galaxy S6, o S7 teria duas versões: uma ''flat'', de 5,2 polegadas, e outra ''Edge'' com bordas curvadas, com 5,7 polegadas. Esse último teria as tais curvas não apenas nas bordas laterais, mas também nas partes superior e inferior.

Muitos fãs da marca ficaram desapontados com o fim da compatibilidade com o MicroSD, e coincidência ou não, a Samsung teve queda no seu lucro líquido no último trimestre. O site Sam Mobile disse em julho que a justificativa seria o uso em seus novos celulares do tipo de armazenamento interno UFS 2.0, e este seria incompatível com cartões externos. Além disso, Roberto Sobol, diretor da Samsung do Brasil, diz que a alta capacidade de memória interna desses celulares e os recursos de armazenamento em nuvem justificam a ausência do slot. Se o rumor do Galaxy S7 se confirmar, restará saber o que mudou nesse sentido.

Especula-se que a Samsung deverá antecipar o lançamento do S7 para o final de fevereiro, na época do Mobile World Congress, em Barcelona.