Blog do UOL Tecnologia

Rumor: nova linha de iPhones pode trazer tela de quatro polegadas de volta

Márcio Padrão

O site ''MacRumors'' divulgou nesta quarta-feira (3) um rumor sobre uma nova linha de iPhones que voltaria a trazer tela de quatro polegadas. Este seria lançado no começo de 2016. Os últimos modelos da Apple a terem esse tamanho de tela foram os 5s e 5c de 2013. Quem diz é o analista Ming-Chi Kuo, que tem um grande histórico de prever os planos da Apple no passado.

Kuo já havia trazido essa possibilidade no começo de novembro. Na época, disse que a ideia é lançar um modelo que resgatasse elementos do iPhone 5s –como corpo de metal e a citada tela de quatro polegadas– mas atualizando o processador para o A9 (usado atualmente no iPhone 6S) para que consiga rodar o atual sistema operacional iOS 9 e um futuro iOS 10. Mas ele não traria a tecnologia 3D Touch, que abre novos comandos em função da pressão dos dedos na tela.

Agora Kuo não apenas reforça o que falou há um mês, como também espera que a Apple traga o recurso NFC (que garante troca de dados por aproximação) para que o celular seja compatível com a Apple Pay, a plataforma de pagamentos da empresa. O telefone também usaria a mesma câmera do iPhone 5S.

O rumor também cita que haverá duas ou três opções de cores, por isso provavelmente seria mais parecido com o iPhone 5S do que o iPhone 5C. Este último foi o último –e único– modelo ''barato'' de iPhone lançado, mas seu objetivo de popularizar a marca iPhone, mas não foi muito bem sucedido nesse sentido. No Brasil, ele chegou a custar até R$ 2.599.

Por outro lado, a empresa também tem ido na contramão das grandes marcas do sistema Android, como Samsung, Sony e LG; enquanto estas apostam cada vez mais em smartphones com telas acima de cinco polegadas nos últimos anos, a Apple só alcançou esse patamar no ano passado com o iPhone 6 Plus, de 5,5 polegadas. Ou seja, entende que ainda há um mercado para celulares com telas ''pequenas''. Isso se o rumor se confirmar, claro.

Fim da entrada para fone no iPhone 7?

Os rumores acima remetem a um possível modelo de iPhone que deverá ser mais barato. Já o modelo premium da Apple (iPhone 7?) ganhou há alguns dias o rumor de que seu design envolveria o fim da entrada de fone de ouvido de 3,5 milímetros. Quem levantou o boato foi o blog japonês ''Macotakara''.

Não se sabe ainda se a Apple eliminaria os fones com fios e adotaria apenas o Bluetooth, ou se o substituiria por um conector USB-C multiuso, que tem apenas 2,5 milímetros, no lugar da entrada Lightning presente nos smartphones atuais da marca.