Blog do UOL Tecnologia

Rumor: gaveta de aplicativos do Android poderá chegar ao fim?

Márcio Padrão

Na última sexta-feira (26), a conta oficial do Google Maps no Twitter divulgou um anúncio do popular aplicativo de mapas. O vídeo faz uma brincadeira com a temporada do Oscar 2016 e mostra várias locações do filme ''Forrest Gump'', sucesso estrelado por Tom Hanks em 1994. Estão lá Washington, o Vietnã e até o famoso banquinho em que o personagem-título encontra sua amada Jenny.

Mas o que chamou a atenção de muita gente são os dois primeiros segundos do vídeo, no qual a gaveta de aplicativos do Android desapareceu. Logo surgiu a dúvida: o Google vai acabar com a gaveta, uma das principais particularidades do seu sistema operacional? Isso poderá acontecer na próxima atualização, o Android N?

A função da ''app drawer'' é permitir uma maior personalização da tela inicial dos dispositivos com Android. Basicamente o dono do celular pode colocar no início os atalhos dos apps mais usados por ele, enquanto a totalidade de aplicativos instalada no aparelho pode ser acessada na gaveta. Atualmente ela fica ali no pé da tela principal, ao centro.

Isso distingue bem o Android de seu maior rival, o iOS, que ''obriga'' você a ter todos os apps instalados na tela principal. A única alternativa para arrumá-los é juntá-los em pastas –coisa que o Android também faz, porém.

Esse não é o único rumor relacionado ao fim da gaveta de apps: no novo Galaxy S7, da Samsung, há uma área chamada Samsung Labs, que permite a remoção da gaveta de aplicativos. O LG G5 eliminou de vez a gaveta, enquanto Xiaomi e Huawei eliminaram esta funcionalidade em seus launchers (versões adaptadas do Android criadas pelas fabricantes). Saiba mais aqui.