Blog do UOL Tecnologia

GPS com penas: pombos informam sobre qualidade do ar em Londres

Márcio Padrão

Você lembra do desenho ''Máquinas Voadoras'', da Hanna-Barbera, em que Dick Vigarista e Mutley realizavam caçadas loucas pelos céus contra um pombo-correio com uma mochilinha? Pois a agência de marketing DigitasLBI, de Londres, criou seu próprio exército de pombos empacotados imbuídos de enfrentar a poluição aérea.

Equipados com mochilas que contêm sensores de poluição e rastreadores GPS, as aves começaram a voar sobre a cidade na segunda-feira (14) para monitorar a qualidade do ar e relatar suas descobertas. Esse primeiro experimento vai durar três dias.

Quem criou a mochila foi a start-up Plume Labs. O equipamento monitora o dióxido de azoto, ozono e compostos voláteis. Um veterinário faz parte da equipe para zelar pela saúde e bem-estar das aves.

A brincadeira também está nas redes sociais: os londrinos que estiverem curiosos para saber como está o ar perto de sua casa ou escritório podem enviar perguntas para a conta de Twitter @PigeonAir.

No site da empreitada é possível ver em que pontos de Londres cada pombo está no momento, com marcações no mapa da cidade.

A Plume Labs também procura por 100 pessoas –de preferência ciclistas e corredores– para testar seu sensor de poluição em versão vestível, em uma mochila para adultos.