Blog do UOL Tecnologia

Rumor: como vão ser os dois novos Androids que marcam a volta da Nokia

Larissa Leiros Baroni

"London, United Kingdom - October 31, 2011: A collection of various mobile phones on a plain background including Nokia, Siemens and Sony Ericsson and iphone"

''London, United Kingdom – October 31, 2011: A collection of various mobile phones on a plain background including Nokia, Siemens and Sony Ericsson and iphone''

Após mais de dois anos ''afastada'', a finlandesa Nokia, que já chegou a liderar as vendas de telefones celulares, voltará ao mercado possivelmente com o lançamento de dois aparelhos, segundo o site Nokia PowerUser, que cita fontes internas da empresa.

Seriam eles: Nokia C1 e Nokia P1. O primeiro deles classificado como top de linha e o outro enquadrado na categoria ''intermediário luxo''.

Ainda não se sabe muito sobre os smartphones. Mas, de acordo com rumores, os aparelhos terão telas OLED de 5,2 e 5,5 polegadas, com resolução Full HD e Quad HD.

Ambos terão a certificação de resistência IP68 para garantir proteção contra água e poeira e manter a fama de ''resistente'' dos modelos da marca.

Outra semelhança entre os modelos é que os dois devem contar com sensor biométrico para a leitura de impressões digitais e integrar o Android 7.0 – Nougat –não mais o Windows Phone.

Espera-se ainda que os lançamentos tragam inovações nas câmeras. Com o uso do grafeno –uma das formas cristalinas do carbono–, segundo o Nokia PowerUser, a empresa prepara o ''sensor mais sensível já feito''.

O site informa ainda que outros dois modelos mais básicos devem completar a nova linha de smartphones da Nokia, que possivelmente será apresentada no final de 2016 com lançamento previsto para 2017.