Blog do UOL Tecnologia

Quem fez tela inteligente primeiro? Treta envolve Motorola, Samsung e Nokia

Márcio Padrão

Há três anos que a Motorola lançou na linha Moto X uma versão mais sofisticada para as notificações de apps, recurso antigo dos aparelhos com Android e iOS. Ela basicamente é uma tela que sai do repouso quando há novas notificações com um visual que economiza bateria: ela só mostra o relógio e os ícones brancos sob fundo preto. Além disso, o usuário pode arrastar o ícone para saber mais sobre aquela notificação ou abrir o app correspondente. Neste ano a tela inteligente também migrou para os aparelhos da linha Moto G.

Acontece que a Samsung veio com um recurso muito similar neste ano para os Galaxy S7 e depois para os Note 7: a função Always On Display, que faz praticamente a mesma coisa que a linha Moto iniciou em 2013.

Eis que nesta quinta-feira (18), o perfil da Motorola norte-americana no Twitter resolveu comprar a briga com a mensagem: ''Em qual galáxia é certo roubar recursos legais dos telefones dos concorrentes?'', uma alfinetada com o nome ''Galaxy'' da linha da Samsung. E se a ''treta'' ainda não estava clara, o tuíte conclui com a hashtag ''OOriginalAlwaysOnDisplay''.

Só que outros internautas comentaram a briga com um novo personagem: a Nokia, que teria criado o tal recurso ainda antes da Motorola em seu sistema Symbian e depois adaptado para a linha Lumia, com Windows Phone.

Discussões do tipo ''quem copiou quem'' são comuns no mercado de tecnologia. Quem não lembra da mesma Samsung sendo acusada de roubar o design do iPhone nos aparelhos Galaxy S e S2, em 2010 e 2011? Ou no ano passado, quando a Apple trouxe o recurso 3D Touch (de tela sensível à pressão dos dedos) dias depois da Huawei ter trazido o recurso no Mate S?

E você, de qual lado está nessa nova disputa?