Blog do UOL Tecnologia

Netflix offline chegará primeiro a países em desenvolvimento, diz executivo

Márcio Padrão

Um dos maiores inconvenientes do Netflix é quando sua internet cai de qualidade e o filme dá aquela travada de alguns segundos – ou, às vezes, de alguns minutos – com o círculo vermelho tentando puxar o restante do conteúdo em streaming.

Pois Ted Sarandos, chefe de conteúdo do serviço, disse que o recurso de baixar filmes e séries para assisti-los offline está próximo de acontecer. Ele deu a declaração à rede de TV CNBC, em virtude da divulgação da nova série do Netflix, ''The Crown''.

''Temos conversado muito sobre isso ao longo dos anos e nossa crença é que a banda larga e o Wi-Fi tornam-se mais e mais onipresentes, disponível em mais e mais lugares que você está, por mais e mais minutos do dia'', disse Sarandos.

''Agora que lançamos a Netflix em mais territórios… Todos eles têm diferentes níveis de velocidade de banda larga e acesso Wi-Fi. Assim, nesses países os usuários se adaptaram muito mais a uma cultura de download. Então, nesses territórios emergentes começa a se tornar um pouco mais interessante [os filmes offline]'', completou.

Quando perguntado se esse recurso surgirá em breve, Sarandos disse que a empresa está ''olhando isso agora, então vamos ver quando''. Também não especificou os países que seriam os primeiros a recebê-lo.

O Netflix era resistente ao recurso offline por achar que isso traria ''complexidade'' para a experiência do usuário, isto é, ele teria que lidar com questões como espaço livre no dispositivo e ''gerenciar'' o conteúdo –apagar o que já viu e se lembrar de baixar o que vai ver.

No entanto, serviços rivais como o Amazon Prime se adiantaram e lançaram o recurso, e o Netflix também está passando pelo problema de perda de catálogo. O recurso offline pode ser mais uma forma de segurar seus assinantes.