Blog do UOL Tecnologia

Este é o novo e aguardado Samsung Galaxy S8, diz site

Gabriel Francisco Ribeiro

Site Venture Beat disse que esta é a foto exclusiva do Galaxy S8 (Crédito: Reproduç]ao/Twitter/Venture Beat)

Site Venture Beat disse que esta é a foto exclusiva do Galaxy S8 (Crédito: Reprodução/Twitter/Venture Beat)

O site Venture Beat cravou: a imagem acima se refere ao novo e aguardado Samsung Galaxy S8. Evan Blass, repórter do portal norte-americano, publicou a imagem no Twitter e fez uma matéria recheada de detalhes. O mais importante: o novo smartphone será lançado em 29 de março.

De acordo com a publicação, a Samsung lançará na data um par de celulares do modelo S8 com visual bastante renovado, como é possível ver na imagem. A informação, segundo o site, é de ''alguém familiarizado com os planos da companhia''. Procurada, a Samsung disse que não comenta rumores.

Design

A principal mudança é a ausência do tradicional botão ''home'' e dos comandos de navegação, que ficavam ao lado desse botão. Com isso, a tela ocupará praticamente toda a frente do smartphone. E não será uma tela pequena: segundo o site, serão dois modelos – ambos gigantes, de 5,8 e 6,2 polegadas.

As telas terão o melhor da tecnologia para reprodução de imagens: QHD Super AMOLED. Os displays cobrirão 83% da frente do aparelho, algo que tinha sido detalhado pelo The Guardian. Ambos os modelos seguirão o padrão ''edge'', com telas curvadas para o centro.

Seu celular vai virar um PC

Também como especulado anteriormente, uma novidade do aparelho será a habilidade de conectá-lo a um computador – sim, aí você poderá controlar seu celular por um monitor, desktop e mouse. Pode ser a pá de cal para os atuais computadores. Essa funcionalidade se chamara Samsung DeX e será semelhante ao Microsoft Continuum.

Outro boato que segundo o Venture Beat se tornará real é a aparição do Bixby, o assistente virtual feito pela própria Samsung (assim como a Siri e o Google Assistant). Supostamente o Bixby será capaz de lidar com comandos mais complexos que seus concorrentes e será ligado por um botão em um dos lados do dispositivo.

A tecnologia que identifica a pressão do toque também parece que surgirá no S8, na parte inferior do display. Os celulares da Apple já contam com isso desde os modelos 6S e 6S Plus – nem todos os usuários gostam, contudo.

Câmera e upgrade na biometria

Segundo o Venture Beat, a câmera traseira de 12 MP do S8 não terá grandes novidades, mas a frontal passará a ser de 8 MP – a do S7 era de 5 MP. A câmera traseira supostamente virá com funcionalidades de busca – o usuário poderá mirar a câmera em um objeto e procurar sobre ele na internet, algo que alguns aplicativos já fazem.

A câmera selfie, por sinal, terá um sensor que permitirá o escaneamento da íris do usuário, algo que já havia aparecido no fatídico Note 7. O sensor de biometria para o dedo foi movido para a traseira do aparelho, já que o botão ''home'' foi excluído. Isso pode se tornar um problema para os usuários, principalmente por ser bem ao lado da lente da câmera.

Desempenho

Também segundo o Venture Beat, o novo celular será 11% mais rápido que o Galaxy S7, com processamento de gráfico 23% mais eficiente – ainda assim, espera-se que seja 20% mais eficiente em termos de energia.

A bateria, contudo, não terá grande avanço – talvez a Samsung esteja mais conservadora nestes termos após o fiasco das baterias do Note 7 que explodiam. Segundo o Venture Beat, os modelos terão 3.000 mAh e 3.5000 mAh, respectivamente – a do intermediário Galaxy A9, por exemplo, tem 5.000 mAh. A memória RAM continuará sendo de 4 GB.

Uma novidade é que os modelos supostamente vão começar a partir da capacidade de 64 GB – com a possibilidade de um cartão microSD extra de 256 GB. O site não deixou claro, contudo, se teremos modelos de capacidade gigante, como especulava-se – afinal, ninguém gosta muito dos cartões microSD, né?

Lançamento e preço

A Samsung lançou os modelos da linha Galaxy S nos últimos anos na Mobile World Congress, em Barcelona, no fim do mês de fevereiro. Neste ano, será diferente: o lançamento previsto é para um evento em 29 de março, em Nova York. A Samsung quer testar ao máximo o smartphone para que não ocorra a mesma tragédia do Note 7.

O lado ruim é que, aparentemente, os preços aumentarão. De acordo com o Venture Beat, cada modelo do S8 custará 100 euros a mais do que os seus antecessores na Europa com previsão de vendas a partir de 21 de abril. Imagina no Brasil, né?