Blog do UOL Tecnologia

Twitter agora coloca de castigo quem tiver comportamento abusivo

Fabiana Uchinaka

O Twitter finalmente resolveu investir em melhorias para evitar comportamentos abusivos, especialmente de contas anônimas que 'causam' na redes social, os chamados ''trolls''.

O ex-diretor-geral do Twitter Dick Costolo reconheceu em 2015 que a rede social estava atrasada na luta contra o assédio online e que isso havia prejudicado o crescimento da plataforma. A empresa anunciou há alguns dias que tomou medidas para identificar as pessoas suspensas permanentemente para evitar que elas criem novas contas anonimamente. Também tornou a busca mais segura, excluindo tuítes com 'conteúdo potencialmente sensível' ou de contas bloqueadas e fechadas. Os engenheiros do Twitter identificaram ainda ''respostas potencialmente agressivas ou de qualidade pobre que influenciem as conversas mais relevantes''.

Agora, o Twitter decidiu colocar de castigo quem se comportar mal. Segundo o BuzzFeed, alguns internautas já estão recebendo mensagens com um aviso de ''time-out'', também conhecido como ''vai para o seu quarto pensar''.

Quem postar coisas consideradas impróprias é alertado de que ''só os seus seguidores pode ver sua atividade no Twitter pelo tempo mostrado abaixo''. Com isso, os tuítes têm seu alcance drasticamente limitado.

O Facebook tem uma tática parecida. Os donos das páginas, por exemplo, podem ocultar comentários, que são vistos apenas pelos amigos da pessoa que comentou.

Claro que os internautas chiaram, mas a moderação é uma velha conhecida de quem participa de fóruns.

O Twitter avisou que o principal objetivo é fazer da plataforma um lugar mais seguro. ''Defendemos a liberdade de expressão e as pessoas poderem ver todas as opiniões sobre o mesmo tema. Mas isso é questionado quando as agressões e o assédio reprimem ou calam as vozes. Não vamos tolerar isto e estamos planejando novas medidas para evitar'', disse o vice-presidente do Twitter a cargo da Engenharia, Ed Ho, em um comunicado.