Blog do UOL Tecnologia http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br Blog da redação do UOL Tecnologia, com notícias sobre comportamento, redes sociais, software, hardware, gadgets e curiosidades. Wed, 15 Mar 2017 15:12:41 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Não é só berinjela! Grindr lança gaymojis, e eles são divertidíssimos http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/03/15/grindr-lanca-gaymojis-e-eles-sao-divertidissimos/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/03/15/grindr-lanca-gaymojis-e-eles-sao-divertidissimos/#respond Wed, 15 Mar 2017 14:42:42 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15228

A cada ano ganhamos mais e mais emojis nos sistemas operacionais, mas sempre acabam faltando aqueles que representam as minorias. Por exemplo, demoraram, mas chegaram, os bonequinhos muçulmanos e ruivos. A última leva também incluiu mais emojis gays. Mas parece que foi pouco.

O app de paquera Grindr, voltado para o público gay, lançou um novo aplicativo só para ampliar a biblioteca de ícones do celular. Com o adequado nome Gaymoji, ele está disponível para iOS e Android e acrescenta mais 500 emojis na versão completa do app, que custa US$ 3,99 (a gratuita só tem 100 emojis).

Os usuários poderão “enfeitar” mais as conversas com seus pretendentes, com significados divertidíssimo.

Na imagem acima, a lápide com a inscrição “me” (eu) nada mais é do que o popular “morri” ou “tô morta”. A nuvem remete ao famoso verso “it’s raining men” (ou chuva de homens). Tem também o peitoral cabeludo, o ganso, a ligação para o “pêssego”.

“Em parte, este projeto começou porque o conjunto atual de emojis estabelecido por algum conselho internacional era limitado e não evoluia rápido o suficiente para nós. Se eu quisesse dizer alguma coisa sobre dançar, eu sempre teria que usar a dançarina de vestido vermelho. Eu pensei: ‘Por que não há um cara dançando?”, disse o fundador do Grindr, Joel Simkhai, ao “New York Times”.

Pois agora tem.

]]>
0
Em fim de carreira, Galaxy S7 edge ganha de iPhone em “Oscar dos celulares” http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/27/em-fim-de-carreira-galaxy-s7-edge-ganha-de-iphone-em-oscar-dos-celulares/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/27/em-fim-de-carreira-galaxy-s7-edge-ganha-de-iphone-em-oscar-dos-celulares/#respond Mon, 27 Feb 2017 17:16:47 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15221

Faz um ano que a Samsung trouxe ao mundo o Galaxy S7 e seu irmão chique de bordas curvas, o Galaxy S7 edge. De lá pra cá muitas águas rolaram: enquanto a Apple rivalizou bem com o iPhone 7 e 7 Plus, a empresa coreana viu seu outro grande lançamento em celulares, o Galaxy Note 7, explodir. Não em vendas, mas em explosões de fogo mesmo, que resultaram no encerramento do modelo e em uma grande derrota para a fabricante.

Mas em meio a isso, até o momento o Galaxy S7 edge ainda conseguiu se manter como um celular querido por crítica e público. E uma prova disso ocorreu no Global Mobile Awards, premiação no estilo “Oscar dos celulares” que ocorre durante a feira Mobile World Congress de Barcelona. O S7 edge venceu como melhor smartphone do ano, batendo o iPhone 7 Plus (Apple), Google Pixel XL (Goole), P9 (Huawei) e Moto Z (Lenovo/Motorola).

A boa notícia deve ajudar a Samsung a respirar aliviada: a empresa conseguiu sair da MWC mais ou menos ilesa dos vexames do Galaxy Note 7 e da prisão do seu presidente, lançando apenas um tablet Android, um aparelho 2 em 1 e prometendo a data de lançamento do Galaxy S8 para 29 de março. Agora resta o futuro celular top de linha cumprir as altas expectativas quando for anunciado. Relembre algumas especulações sobre o futuro modelo.

]]>
0
iPhone 7 Plus pega fogo em vídeo gravado por usuária nos EUA; veja http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/24/iphone-7-plus-pega-fogo-em-video-gravado-por-usuaria-nos-eua-veja/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/24/iphone-7-plus-pega-fogo-em-video-gravado-por-usuaria-nos-eua-veja/#respond Fri, 24 Feb 2017 12:13:09 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15209

Um iPhone 7 Plus teria pegado fogo nos EUA, segundo mostrou em vídeo a usuária do Twitter Brianna Olivas (@briannaolivas_), de 18 anos, moradora de Tucson, Arizona. Segundo o portal Mashable, a Apple já investiga o caso.

Será que o fantasma dos Galaxy Note 7 explosivos vai agora assombrar a principal rival da Samsung?

Veja o vídeo do suposto superaquecimento abaixo:

Não está claro o que pode ter causado a falha, nem se é um caso isolado ou um problema em série, como aconteceu com os Galaxy Notes 7.

Olivas disse ao Gizmodo que estava usando o carregador oficial da Apple com o telefone e que não tinha tido nenhum problema com o aparelho até esta semana.

Depois que o dispositivo não ligou mais, ela teria levado para uma loja da Apple, onde os funcionários realizavam testes de diagnóstico, mas não encontraram falhas.

“Na manhã seguinte, eu estava dormindo com o meu telefone carregando ao lado da minha cabeça. Meu namorado pegou o telefone e colocou na cômoda”, disse Olivas. “Ele foi ao banheiro e, pelo canto do olho, viu meu telefone fumegando e [ouviu] um barulho estridente. No momento em que ele chegou ao telefone, que já tinha pegado fogo, rapidamente o agarrou e jogou no banheiro. Assim que ele jogou no banheiro, ele explodiu e mais fumaça começou a sair dele”.

Olivas diz que enviou o telefone para a Apple, e a empresa deu a ela um aparelho substituto. A empresa disse estar realizando testes e espera saber mais sobre o caso em uma semana.

]]>
0
Atrás do trio! Agora o Google te ajuda a achar os blocos de Carnaval http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/24/agora-o-google-te-ajuda-a-achar-os-blocos-de-carnaval/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/24/agora-o-google-te-ajuda-a-achar-os-blocos-de-carnaval/#comments Fri, 24 Feb 2017 07:00:43 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15203

Pela primeira vez, as rotas dos blocos de rua do Rio de Janeiro e de São Paulo serão adicionadas ao Google Maps durante o Carnaval. Assim, pular atrás do trio elétrico vai ficar mais fácil, mesmo se você atrasar e perder a concentração.

Os trajetos incluem, por exemplo, o Cordão da Bola Preta e Sargento Pimenta, no Rio, e Tarado Ni Você e de Bowie, em São Paulo.

Até o dia 5 de março, as rotas estarão disponíveis tanto para Android quanto para iOS. O aplicativo também vai notificar e trazer informações sobre desvios de rota.

No Rio, as informações serão fornecidas pela CET-RIO (Companhia de Engenharia de Tráfego), o COR (Centro de Operações Rio), a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), a Riotur, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, pela Secretaria Municipal de Cultura.

Para quem estiver no Rio, a busca do app do Google também terá um painel com as datas dos principais blocos e uma descrição de cada um deles. 

Para achar, busque assuntos relacionados ao Carnaval no aplicativo do celular, como, por exemplo, o nome do bloco que te interessa.

Na ferramenta de busca também vão aparecer as músicas e coreografias de maior sucesso no YouTube.

]]>
3
O brasileiro não está sabendo lidar com o Status do WhatsApp http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/23/o-brasileiro-nao-esta-sabendo-lidar-com-o-status-do-whatsapp/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/23/o-brasileiro-nao-esta-sabendo-lidar-com-o-status-do-whatsapp/#comments Thu, 23 Feb 2017 15:30:58 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15176 Se tem uma coisa que a nova atualização do WhatsApp mostrou é que os gringos que bolam essas novidades não entendem como funciona o Brasil. Desde que o Status substituiu a aba de contatos, só o que o brasileiro faz é chorar no Twitter a perda dos status antigos.

Lembra? Dava para colocar “Ocupado”, “Disponível”, “Na academia”. Mas também dava para personalizar. Existiam até páginas e mais páginas com “frases para status do WhatsApp”, divididas inclusive em subcategorias como “indiretas”, “bonitas”, “originais” e “para refletir”. 

Como vamos fazer agora para mandar aquela indireta para o crush? É o que a internet brasileira quer saber.

No Twitter, a hashtag #KdMeuStatusdoWhats se tornou um dos trending topics no Brasil:

Não tá fácil…

Até o padre tá sofrendo:

Mas, para quem está sofrendo, fica aqui a dica do amigo internauta:

]]>
2
Vaza lista completa de especificações do Galaxy S8 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/23/vaza-lista-completa-de-especificacoes-do-galaxy-s8/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/23/vaza-lista-completa-de-especificacoes-do-galaxy-s8/#respond Thu, 23 Feb 2017 12:30:31 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15168 Já vimos praticamente todo tipo de rumor em relação ao lançamento do Galaxy S8.

Nos últimos dias, soubemos que a Samsung vai usar baterias de íons de lítio da Sony e não deve anunciar o seu modelo top de linha na Mobile World Congress 2017, a maior feira de celulares do mundo, que acontece na próxima semana em Barcelona –mas há quem diga que a data já está marcada: 29 de março, com vendas em 21 de abril.

Hoje, o vazamento que está repercutindo foi dado por Evan Blass, que tem toda uma reputação por antecipar informações quentes e certeiras. Ele postou no Twitter a seguinte foto sobre o S8 Plus:

Ou seja, vem aí um super aparelho, com tela Quad HD+ Super AMOLED de 6,1 polegadas com bordas curvilíneas, leitor biométrico de íris, carregamento rápido sem fio, 4 GB de RM e 64 GB de armazenamento interno com suporte para cartão micro SD. As câmeras são de 12 megapixels (atrás) e 8 megapixels (frente).

A certificação IP68, que garante resistência à água e poeira, o sistema de pagamentos digitais Samsung Pay e o aplicativo de segurança próprio da Samsung, o Knox, também estão presentes.

Os mais recentes rumores indicam ainda que o S8 virá com o Snapdragon 835, o processador mais moderno do momento. Ele será vendido em três cores (preto, dourado e cinza orquídea), com preços na faixa dos US$ 1.000 nos Estados Unidos. O botão “home” seria eliminado. Mas Blass não falou sobre isso.

 

 

]]>
0
História de ninar mais popular da App Store está de graça http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/21/historia-de-ninar-mais-popular-da-app-store-esta-de-graca/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/21/historia-de-ninar-mais-popular-da-app-store-esta-de-graca/#comments Tue, 21 Feb 2017 13:48:52 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15162


Esta dica é para quem tem filhos pequenos: o aplicativo “Boa Noitinha” (Nighty, Nighty) –escolhido o “Aplicativo do ano” pela própria Apple e baixado mais de 4 milhões de vezes na App Store– agora pode ser obtido de graça. Antes, ele custava US$ 2,99 (quase R$ 10, sem impostos). ATUALIZAÇÃO: O preço na App Store já voltou ao normal, mas continua de graça para Android.

O app é um sucesso entre as crianças e ajuda os pais no ritual diário do sono. A missão do seu filho é colocar todos os animais para dormir.

Com design criado pela artista Heidi Wittlinger, indicada ao Oscar na categoria Melhor Curta de Animação por “The Wheel”, ele chama a atenção pela interatividade e por desenhos bem feitos, com narração agradável e música não-irritante. Uma raridade entre os aplicativos infantis.

Disponível em 12 línguas, inclusive o português do Brasil.

Se você usa Android, o app pode ser encontrado aqui, também de graça.

 

 

]]>
2
Inventaram uma película que deixa a tela do celular indestrutível http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/17/inventaram-uma-pelicula-que-deixa-a-tela-do-celular-indestrutivel/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/17/inventaram-uma-pelicula-que-deixa-a-tela-do-celular-indestrutivel/#comments Fri, 17 Feb 2017 18:00:31 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15154

Quem nunca sofreu com vidros completamente destruídos depois de uma pequena queda do celular? Até riscos e rachaduras costumam ser um transtorno, e qualquer reparo na tela costuma custar uma fortuna.

Pensando nisso, a empresa alemã ProtectPax lançou nesta semana numa plataforma de financiamento coletivo uma película que promete ser imbatível na proteção das nossas telas –de celular, claro, mas também de tablets, computadores, câmeras fotográficas e até óculos e relógios.

O sucesso foi instantâneo, e a ideia arrecadou já nos primeiros dias muito mais do que o necessário para viabilizar o projeto.

A película, que custa U$ 17 (pacote com duas), é feita de nanopartículas de dióxido de titânio, que aumentam a muito resistência. Muito mesmo: nos testes, o vidro sobrevive impecavelmente a marteladas, riscos de canivete e arremessos no asfalto.

Você passa o líquido na tela e, depois que seca, ele preenche o todo o vidro no nível microscópio, criando uma proteção invisível a olho nu. A empresa diz que a dureza do material equivale à da safira ou do rubi.

A película também dificulta que líquidos entrem na parte eletrônica dos aparelhos e melhora as funções touchscreen. Outra função interessante é a proteção antibacteriana, ativada quando a tela é exposta a radiações UV.

Se realmente funciona, ainda não sabemos. Mas não precisa muito para ser bem melhor do que as telas e películas que temos hoje, não é?

]]>
10
Twitter agora coloca de castigo quem tiver comportamento abusivo http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/twitter-agora-coloca-de-castigo-quem-tiver-comportamento-abusivo/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/twitter-agora-coloca-de-castigo-quem-tiver-comportamento-abusivo/#comments Thu, 16 Feb 2017 17:29:27 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15148 O Twitter finalmente resolveu investir em melhorias para evitar comportamentos abusivos, especialmente de contas anônimas que ‘causam’ na redes social, os chamados “trolls”.

O ex-diretor-geral do Twitter Dick Costolo reconheceu em 2015 que a rede social estava atrasada na luta contra o assédio online e que isso havia prejudicado o crescimento da plataforma. A empresa anunciou há alguns dias que tomou medidas para identificar as pessoas suspensas permanentemente para evitar que elas criem novas contas anonimamente. Também tornou a busca mais segura, excluindo tuítes com ‘conteúdo potencialmente sensível’ ou de contas bloqueadas e fechadas. Os engenheiros do Twitter identificaram ainda “respostas potencialmente agressivas ou de qualidade pobre que influenciem as conversas mais relevantes”.

Agora, o Twitter decidiu colocar de castigo quem se comportar mal. Segundo o BuzzFeed, alguns internautas já estão recebendo mensagens com um aviso de “time-out”, também conhecido como “vai para o seu quarto pensar”.

Quem postar coisas consideradas impróprias é alertado de que “só os seus seguidores pode ver sua atividade no Twitter pelo tempo mostrado abaixo”. Com isso, os tuítes têm seu alcance drasticamente limitado.

O Facebook tem uma tática parecida. Os donos das páginas, por exemplo, podem ocultar comentários, que são vistos apenas pelos amigos da pessoa que comentou.

Claro que os internautas chiaram, mas a moderação é uma velha conhecida de quem participa de fóruns.

O Twitter avisou que o principal objetivo é fazer da plataforma um lugar mais seguro. “Defendemos a liberdade de expressão e as pessoas poderem ver todas as opiniões sobre o mesmo tema. Mas isso é questionado quando as agressões e o assédio reprimem ou calam as vozes. Não vamos tolerar isto e estamos planejando novas medidas para evitar”, disse o vice-presidente do Twitter a cargo da Engenharia, Ed Ho, em um comunicado.

]]>
1
Chegou num país e não entende nada? Tradutor ultrarrápido promete te ajudar http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/nao-entende-nada-no-japao-tradutor-ultrarrapido-promete-te-ajudar/ http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/nao-entende-nada-no-japao-tradutor-ultrarrapido-promete-te-ajudar/#comments Thu, 16 Feb 2017 13:55:22 +0000 http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/?p=15141

Viralizou no Facebook um vídeo que demonstra como um novo aparelho é capaz de converter instantaneamente as falas de uma pessoa em língua. Funciona assim: você fala e rapidamente o tradutor repete na língua local, o que pode revolucionar a sua viagem a um país estrangeiro.

No vídeo, duas moças passeiam em Tóquio. Eles falam em inglês, enquanto apertam um botão, e ao soltá-lo, um áudio com a tradução para o japonês começa a tocar.

Elas pedem dicas para comprar bilhetes do metrô, um quarto com boa vista à atendente do hotel e menos raiz forte num sushi.

Diferentemente de outros aplicativos de tradução, como o Google Tradutor, você não precisa de internet wi-fi ou 3G para fazê-lo funcionar.

Segundo a Logbar explica no site do produto, o processo de tradução de cada frase dita dura só 0,2 segundos. Mas isso é algo a se confirmar na prática, já que o que temos até agora é apenas o vídeo de demonstração da empresa.

Este aparelho já existe? Mais ou menos: ele chama-se ili (em minúsculo mesmo) e foi fabricado pela empresa japonesa Logbar para ser apresentado na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, em 2016. O vídeo, no entanto, só foi divulgado agora, na conta de YouTube da empresa.

A primeira versão do aparelho, que já está em pré-venda apenas para empresas dos Estados Unidos, suporta inglês, chinês e japonês.

O lote inicial é de apenas 100 aparelhos e, segundo a imprensa estrangeira, deverá custar US$ 200 (R$ 610 na conversão direta). Mas os tradutores só chegarão às mãos dos compradores a partir de junho.

]]>
10