Blog do UOL Tecnologia

Microsoft ganhou cinco vezes mais com venda de Android do que com Windows Phone
Comentários Comente

Rodrigo Vitulli

Assunto de almoço nerd desta sexta-feira: Microsoft ganha mais dinheiro com smartphones Android do que com Windows Phone 7. Quem fez os cálculos foi o analista de softwares Walter Pritchard, do Citigroup.Mas como isso é possível? Simples, a Microsoft recebe US$ 5 de cada smartphone HTC (com Android) vendido.

A companhia de Steve Ballmer moveu um processo contra a HTC por violação de propriedade intelectual em abril de 2010 . Um acordo entre as companhias rendeu a Microsoft US$ 150 milhões, já que foram vendidos 30 milhões de aparelhos HTC com Android. E o número tende a aumentar à medida que novos aparelhos da marca chegam ao mercado.

Enquanto isso, o analista calculou que a Microsoft acumulou US$ 30 milhões com a venda de licenças do Windows Phone 7, a US$ 15 dólares cada uma.

Lá do Gizmodo US
Imagem: Lucy Nicholson/Reuters


Dieta de Zuckerberg inclui carnes de animais abatidos por ele mesmo
Comentários Comente

Rodrigo Vitulli

Mark Zuckerberg só come o que ele mata !!! (???) Sim, caros leitores. Zuckerberg, o criador do Facebook, é também praticamente um caçador e amante da primitiva tática de abater com as próprias mãos sua comida. O rapaz confirmou seu dom para Neandertal em uma entrevista concedida à revista “Fortune”. Em um e-mail, o jovem bilionário escreveu:

“Este ano eu me tornei basicamente um vegetariano, já que eu só como carnes de animais que eu mesmo matei. […] Muitas pessoas me disseram que adoram comer carne de porco, mas elas não gostam de pensar que o animal esteve vivo um dia. Isso soa irresponsável para mim. O que as pessoas comem não é um problema, mas eu acho que elas deveriam assumir a responsabilidade e agradecer em vez de ignorar sobre de onde vem o alimento.”

O rapaz ainda dá algumas explicações sobre como o ato de abater seu alimento expande seus interesses e lhe dá disciplina. Ele alega que segue uma espécie de vegetarianismo budista. Dentre a lista de animais estão uma galinha, uma lagosta, um porco e uma cabra. No dia quatro de maio, ele postou a seguinte mensagem no mural de seu Facebook: “Acabei de matar uma galinha e uma cabra”.

Aparentemente esse é o novo hobby do Marquinho. Ano passado ele encasquetou em aprender chinês, só que ninguém sabe o quando ele sabe desenhar ideogramas.

Lá da Fortune
Imagem: Getty Images e Reuters (montagem tosca)


No dia do #orgulhonerd, o UOL Tecnologia quer saber: do que o nerd mais se orgulha?
Comentários Comente

Juliana Carpanez

Do jeito que a coisa vai, nerd, você terá de trocar a memória do computador (ou formatar o PC, ou terminar de jogar “Halo”, ou responder às mensagens dos amigos no Facebook ou deixar para conhecer ao vivo sua nova amiga virtual) em junho. Sim, porque em maio a agenda do nerd anda lotada: na semana passada foi comemorado o Dia Mundial da Internet e, hoje, o Dia do Orgulho Nerd – que virou até tópico mais tuitado no Brasil, com a hashtag #orgulhonerd. Para comemorar a data, o UOL Tecnologia lança a pergunta que deve ser respondida nos comentários abaixo: do que o nerd mais se orgulha?

O dia 25 de maio — celebrado desde 2006 na Espanha (e também dia da toalha, claro!) — foi escolhido por conta da première de “Star Wars”, em 1977. Desde então muita coisa mudou: o nerd deixou de ser o cara estranhão e agora está até glamourizado. Ou você não sabia que a musa Megan Fox é uma geek assumida? Confira abaixo personalidades da música, do cinema e da TV que amam tecnologia.


Datablog: 5% dos funcionários do Twitter usam a imagem padrão do ovo no perfil
Comentários Comente

Rodrigo Vitulli

O Twitter já ultrapassou a marca de 200 milhões de usuários e está prestes de registrar 500 funcionários. Estranhamente 5% das pessoas que ganham o pão trabalhando lá sequer são ativos na rede social. O cálculo foi feito pelo blog “All Twitter”, mas o quadro de funcionários está aqui, pra quem quiser tirar a prova dos nove.

Alguns funcionários sequer tuitaram na vida. De fato, eles ainda possuem o bom e velho ovo como imagem do perfil. Ele é usado quando uma conta recém-aberta ainda não foi personalizada. Será que eles têm vergonha ou ficam muito cansados de respirar tuítes o dia todo?

Atenção: após a publicação desta notícia, as bolsas de valores podem sofrer oscilações drásticas pelo mundo.

Lá do All Twitter
Imagem: reprodução

 


Para testar site de leilão, mulher coloca criança de 2 anos à venda
Comentários Comente

Rodrigo Vitulli

Quão bizarro é o título deste post? Pois ele resume exatamente o que fez uma moradora do estado de Michigan (EUA), cujo nome não foi divulgado.  Ela esta sendo investigada pela polícia local por ter colocado à venda no eBay sua sobrinha de apenas dois anos.

Segundo o site da rede ''NBC'', a polícia passou a receber diversas denúncias sobre o inusitado leilão. Depois de confrontada pelas autoridades, a moça disse que tudo não passou de uma brincadeira. Segundo a ''NBC'', ela estava testando um serviço do eBay que permite colocar um preço mínimo para o início do leilão.

“Eu estava apenas tentando descobrir como funciona o ‘reserve met’ e… eu pensei que seria divertido, já que eu tenho tantas fotos dela [sobrinha] no meu computador. Nunca pensei que pudessem achar que era verdade”, disse a moça.

A brincadeira, no entanto, tomou proporções mais sérias, principalmente quando outro morador do mesmo estado, Michigan, deu um lance de US$ 1000 dólares pela menina e comentou: “Quando eu poderei pegar meu bebê?”. Ao perceber que o lance foi aceito, o morador ligou imediatamente e avisou a polícia. Ele(a) alegou ter feito o lance pensando que fosse uma brincadeira.

Depois das denúncias, a polícia obteve o endereço onde se localizavam a moça e a menina. Segundo o jornal local ''41 NBC'', filiada à rede de notícias norte-americana, a menina foi encaminhada à mãe e passa bem.

Lá da NBC e 41 NBC
Imagem: Getty Images (ilustrativa) 

 


Propaganda do Google tenta convencer que Lady Gaga usa Chrome
Comentários Comente

Rodrigo Vitulli

Não basta ser diva, tem que ser diva, antenada e digital. Tudo bem, sabemos que Lady Gaga é ultrafamosa no Twitter com mais de 10 milhões de seguidores (10,324,995 para ser exato), mas daí a tentar convencer que ela é usuária assídua do Google Chrome talvez seja um pouco forçado.

Então, Google, sua última propaganda, que mostra Gaga como uma “rata da internet” utilizando o Google Chrome, pode chamar a atenção pela popularidade da cantora, mas dificilmente vai persuadir alguém a migrar para o navegador. Mesmo assim, marketing é marketing.

Para quem ainda não viu o vídeo, ele mostra Lady Gaga em frente a um notebook respondendo a inúmeros fãs que postaram vídeo no YouTube em sua homenagem. Claro, usando o navegador do Google.

Confira:

Seria Gaga a nova garota-propaganda do Chrome?

Lá do Engadget
Imagem:
reprodução/Youtube


Ashton Kutcher cria aplicativo próprio para usar Twitter no desktop
Comentários Comente

Ana Ikeda

Ele já foi rei absoluto do Twitter – foi o primeiro dono de um perfil a atingir 1 milhão de seguidores – e agora quer mais: Ashton Kutcher (@aplusk) lançou seu próprio aplicativo de Twitter para desktop, o A.plus.

“Você está pronto para revolucionar a navegação social? Baixe este aplicativo”, diz o ator num vídeo oficial no site do aplicativo.

O A.plus traz conteúdos que o próprio ator edita, como projetos em que está envolvido, ações beneficentes e pessoas que ele acha “legais”.

Um recurso mais bacana é o de visualização de tuítes: basta selecionar um para que a janela com a página referente “pule” na tela.

Além dos recursos usuais de um aplicativo de Twitter para desktop, há o “Tweet shrink”, que promete abreviar suas mensagens automaticamente.

O ator americano não está sozinho nesta empreitada: o aplicativo é uma parceria com a UberMedia, empresa que desenvolveu o Echofon, um dos clientes Twitter mais usados no mundo. Kutcher, detentor do 7º perfil mais popular no microblog com 6,8 milhões de seguidores, emprestará sua fama (e charme, convenhamos) para o novo aplicativo.

O A.plus está disponível para download aqui.


Conte para nós o que você achou da app-celebridade 😉

Lá do TechChrunch

Imagem: 1- Mauricio Lima/AFP; 2 – Divulgação


Balança inteligente calcula peso do usuário e envia dados via Wi-Fi para o computador
Comentários Comente

Rodrigo Vitulli

Você sobre na balança e aquele ponteiro enorme parte da inércia para número correspondente ao seu peso (com sorte, menor do que o esperado). Aconteceu muito isso até inventarem a tal da balança digital, mas dessa vez eram numerais no lugar de ponteiro. Qual será a evolução da balança digital? A empresa Withings tem a resposta.

O lançamento da Withings é mais do que uma balança, é uma convergência de dispositivos de ponta. À primeira vista, a Withings é igual a qualquer outra balança caseira. Mas ela tem um diferencial: calcula o IMC (Índice de Massa Corpórea) do cidadão que a usar e envia as informações, via sinal Wi-Fi, para um aplicativo de celular chamado WiScale, compatível com iPhone (iOS), Android e computadores convencionais

O aplicativo WiScale, por sua vez, faz um comparativo de todos os dados coletados pela balança e cria gráficos e previsões sobre as condições de saúde pessoa, além de compartilhar informações com médicos ou outros membros da família.

O WiScale ainda suporta outros acessórios, como o medidor de pressão sanguínea para dispositivos móveis da Apple (foto à dir. – ainda em projeto). Se unidos, todas as informações captadas pelo WiScale demonstram um rico banco de dados e um histórico preciso sobre a saúde do usuário. Um prato cheio para um diagnóstico mais preciso de qualquer médico.

Como incentivo, o aplicativo ainda cria metas para quem deseja perder peso e ganhar condicionamento físico.

Ok, isso é o máximo que a tecnologia pode fazer para lhe ajudar. Mas quem tem que mexer esse corpinho e queimar calorias é você.

Preço: R$ 914. Sim, a balança está à venda no  Brasil. O aplicativo é gratuito.

Imagens: divulgação

Bônus: Aplicativos gratuitos para celular ajudam a manter a forma e até parar de fumar


Para pedir namorada em casamento, nerd cria aplicativo Android com tema do Harry Potter
Comentários Comente

Rodrigo Vitulli

Nerd bom é nerd criativo. Mais legal que isso é nerd bom, criativo, apaixonado e proativo. Quando essa mistura acontece, vemos pérolas como a protagonizada por Jon Hodgson e sua namorada, Meghan. Em seu site pessoal, Jon descreve o passo a passo de como criou um aplicativo para Android para pedir Meghan em casamento.

“Ela é muito perspicaz e difícil de surpreender, então eu sabia que tinha que ser muito criativo para chamar sua atenção. Eu sabia que tinha que distraí-la com alguma coisa pela qual ela estava obsessiva. Então tive a ideia de usar o Android e Harry Potter”, narra Jon.

Eis a façanha: Jon, utilizando um kit de ferramentas para desenvolvedores de aplicativos Android, criou uma espécie de quiz para aficionados por Harry Potter.  O prêmio para quem respondesse corretamente as questões seriam três convites para a pré-estreia do novo filme da série. Meticuloso, Jon utilizou logos originais, e realmente pesquisou perguntas que seriam difíceis até mesmo para os fãs. Ele até criou um regulamento para o concurso, com regras, termos de adesão e tudo. Muito verossímil mesmo.

Quando Meghan chegasse à quinta questão o aplicativo mostraria a mais inusitada questão: “Meghan, quer se casar comigo?”. Se ela respondesse sim, o aplicativo automaticamente enviaria uma mensagem de texto para Jon, com os dizeres “Sim, eu me caso”. Se ela respondesse negativamente, apareceria uma mensagem catastrófica: “Oh, não! Você matou Dumbledore. Clique aqui para reconsiderar”.

Felizmente a garota aceitou o pedido e nunca teve de ver a mensagem sobre Dumbledore. Em vez disso, o aplicativo comunicou o agora noivo da resposta da noiva e exibiu uma foto de Harry e Ginny, protagonistas do filme, se beijando.

Lindo/mágico/geek amor


Veja o que acontece quando um senhor de 81 anos pensa que o Twitter é o Google
Comentários Comente

Rodrigo Vitulli

Se a internet tivesse 10 mandamentos, umas das exigências descritas nas “Tábuas da Lei” (ou E-Readers da Lei?, LOL) seria: não pregarás peça em senhores com mais de 80 anos que não sabem utilizar a internet.  Com certeza, se houver um juízo final digital, o filho do senhor Norman N. será punido com anos de reclusão, não poderá acessar Twitter, Facebook ou Google e será condenado a assistir somente o Annoying Orange no YouTube  para o resto da vida.

Exagero? Nem um pouco. Olhe só o que ele fez com próprio pai: ensinou para o senhor, de 81 anos, que o Twitter funciona como o Google, e, para obter resultados sobre a palavra-chave que procura, basta postá-las na rede. Resultado: uma timeline recheada de palavras que correspondem ao que o senhor Norman N. um dia teve a intenção de procurar na internet (rir = inferno).

Em tradução livre, a gente destaca as pérolas:

“Cegueira noturna”

“idade máxima para educação adulta”

“consertando óculos com fita crepe”

“infecção auricular”

“dedões gelados”

(A gente só não sabe explicar como ele pesquisou tanto mesmo sem receber nenhum resultado em troca)

Claro, tudo pode não passar de uma brincadeira, um fake, e dos mais bem bolados. Mas você vai negar que é hilário?

Lá do Gizmodo US
Imagens: Getty Images e reprodução