Blog do UOL Tecnologia

Empresa aérea permite escolher assento no avião com base no Facebook dos passageiros

Ana Carolina Prado

Vai fazer uma viagem longa de avião e não quer correr o risco de sentar perto de alguém com um bebê chorão ou uma pessoa que não para de falar sobre assuntos chatos? A empresa aérea holandesa KLM inaugurou um novo serviço este ano que evita isso. Chama-se “Meet & Seat”.

Ao comprar sua passagem pela internet, os clientes podem se cadastrar usando sua conta no Facebook ou LinkedIn e ver o perfil de outros passageiros que estarão no mesmo voo. Assim, é possível escolher um assento ao lado de uma pessoa que curta os mesmos seriados que você, por exemplo. Ou, se estiver solteiro, está aí a chance de conhecer alguém interessante. Não está fácil para ninguém, né?

Você pode optar por não usar a ferramenta e permanecer anônimo, mas aí também não verá o perfil dos outros. Se decidir usá-la, porém, poderá adicionar detalhes da sua viagem e editar as informações pessoais que irá exibir. Mas nada de trapacear: a regra é clara e proíbe que você coloque fotos ou dados falsos (resta saber se o pessoal vai respeitar isso).

Outro detalhe importante: se não gostou da pessoa que reservou um assento ao seu lado, dá para mudar de lugar quantas vezes quiser. Mas só é possível ver o perfil das pessoas até 48 horas antes do voo. Depois disso, é contar com a sorte.

Por enquanto, só vale para quem for viajar de Amsterdam (Holanda) para Nova York, São Francisco ou – atenção – São Paulo. A ideia é tornar disponível para outros voos em breve.

Boa oportunidade ou ideia perigosa? Você tentaria algo assim?

 

Lá do IBTimes

Imagem: Getty Images