Blog do UOL Tecnologia

Acabou a festa: Google “esconde” doces grátis para funcionários se alimentarem melhor

Ana Ikeda

Um dos grandes diferenciais do Google em termos de reter talentos na empresa era colocar à disposição dos seus funcionários guloseimas à vontade – em grande quantidade e de graça. Mas parece que o pessoal do Recursos Humanos resolveu “acabar com a festa”. A busca por doces não vai mais ser ''instantânea'' (#badjoke).

A medida, no entanto, é cheia de boas intenções: o Google quer encorajar, segundo a “Fast Company”, que seus funcionários comam direitinho e de forma saudável. E sem traumas. Nada parecido com que a sua mãe provavelmente fazia em casa quando você era criança, te deixando um tempão na frente do prato de espinafre até você comer tudinho.

E se você tem criança em casa, aprenda:

O que os olhos não veem…

A tática é deixar os doces, os “neovilões”, escondidos atrás de recipientes opacos de plástico. O comilão dá uma olhada rápida, não vê a iguaria e passa para outros itens, mais saudáveis e visíveis. Só de fazer isso, houve uma queda de 9 calorias ingeridas pelos empregados.

Manhê, eu quero chicória!
Outra tática coloca alimentos verdes (tipo, salada) bem à frente dos outros itens – porque a tendência é que você se sirva do que vê primeiro (quem vai no restaurante por quilo sabem bem disso).

Bem, as demais táticas incluem ações simples, como sinalizar alimentos bons com etiquetas verdes (e ruins com vermelhas), colocar as garrafinhas de água na altura do olhar dentro das geladeiras (e os refrigerantes longe da vista), além de providenciar avisos do tipo “Use pratos pequenos, pratos grandes fazem você engordar'' (sem contar que fazer uma torre de comida em um pratinho pega mal, viu).

Com essas mudanças, será que o Google vai continuar atraindo novos talentos? Claro que sim. Afinal o doce em casa (por enquanto) continua liberado 😀

Lá da Fast Company.

Foto: Think Stock.