Blog do UOL Tecnologia

Comediante mostra como você fica ridículo quando não desgruda do celular

Juliana Carpanez

Você provavelmente nunca ouviu falar da atriz e comediante norte-americana Charlene deGuzman. Mas ela conhece muito bem você, o viciado em smartphone que não tira o olho da tela nunca. Nun-ca. Nem mesmo para vivenciar um momento romântico, apreciar um novo cenário, conversar com os amigos, assistir a um show, jogar boliche ou cantar parabéns. Em um vídeo publicado no YouTube na semana passada, Charlene mostra como você fica ridículo quando não desgruda do celular. Espia só.

 

Em seu Tumblr, ela conta que teve a ideia do vídeo “Esqueci meu telefone” durante uma apresentação de seu DJ favorito. Na ocasião, as pessoas à sua frente usaram seus telefones o tempo todo (assim, em itálico e negrito mesmo) para filmar, tirar fotos, postá-las no Facebook e no Instagram, além de tuitar quão bacana era aquele show.

Ela afirma que, recentemente, descobriu a alegria de participar de um momento – ouvindo as pessoas, observando seus rostos, suas expressões, os detalhes, olhando as cores das coisas, “cheirando cheiros”, sentindo o gosto da comida. Mas ela também percebeu que todos – inclusive ela mesma – não saem do telefone.

Com o vídeo dos “zumbis” hipnotizados pelas telinhas (algo bem no estilo “braaaaains!”), Charlene propõe que as pessoas tentem se desapegar do eletrônico. Nem que seja por um dia, por uma hora. “Porque há um momento acontecendo bem na sua frente, neste segundo, e você está perdendo.” Para pensar (mas não para tuitar, por favor).

Aqui embaixo você confere outro vídeo, que mostra como um smartphone incomoda muita gente.

 

Lá do Mashable