Blog do UOL Tecnologia

Após emojis de negros e gays, agora os ruivos vem aí

Márcio Padrão

Para quem não sabe, novos emojis não são uma coisa simples de se criar. Existe um consórcio que cuida disso, o Unicode, e que é formado por representantes das gigantes da tecnologia, como Google, Microsoft e Apple. Falando nela, é a casa dos iPhones que sediará o próximo encontro do Unicode que decidirá os novos emojis para ruivos.

A reunião, que acontecerá na sede da Apple em San Francisco de segunda a quinta que vem (23 a 26), vai avaliar uma proposta de Jeremy Burge, editor do site Emojipedia, para incluir emojis com cabelos vermelhos.

''A falta de um emoji ruivo foi a queixa mais frequente dos usuários da Emojipedia nos últimos três meses, e este documento tem o objetivo de levar a discussão adiante sobre como isso pode ser abordado'', disse Burge no blog da Emojipedia.

As propostas para inclusão dos ruivos na galeria de emojis dos celulares e aplicativos são de um emoji novo apenas para isso, ou então pintar os cabelos dos emojis de pessoas que já existem. Algo similar à escolha da mudança de tom de pele, que já ocorre desde 2015, com o lançamento do iOS 8.3 –que também incluiu casais gays.

Desde este ano que os ruivos pleiteiam seu lugar entre os bonequinhos digitais, o que gerou na época até uma campanha na Escócia, encabeçada pela site ''Ginger Parrot''.

''Ruivos. Essa gloriosa tonalidade foi dispensada, mais uma vez. Se você diz que está buscando a diversificação, por que não acrescentar alguns emoji ruivo na mistura? Ruivos naturais podem ser raros –menos de 2% da população do mundo–, mas são 138 milhões de pessoas a espera dessa inclusão'', dizia o texto da petição.

Como a versão 10,0 do Unicode está a poucos meses de ser lançada –e já não incluirá os ruivos–, os emojis de cabelos vermelhos provavelmente aparecerão no mínimo em 2018.

Tags : emojis