Blog do UOL Tecnologia

Tecnologia x suvaqueira: empresa inventa acessório que mede nível de suor

Márcio Padrão

Smartphones podem ser muito reativos ao ambiente graças a peças como câmeras, giroscópio e GPS, mas um ponto fraco deles sempre foram os odores. Mas uma empresa de tecnologia japonesa chamada Konica Minolta começou a vender um aparelho adicional, operado via app de celular, que poderá (em tese) cheirar nossos corpos e detectar se estamos fedendo a suor.

Com esse invento, chamado Kunkun Body, as pessoas poderão testar três categorias de cheiro ao redor do corpo. O tal aparelho, que parece um gravador, se conecta por Bluetooth ao app. Este, por sua vez, divulga os resultados do exame discretamente, para que a vítima possa sair de fininho para atualizar a dose do desodorante ou tomar um banho.

Mais conhecida pela produção de câmeras e impressoras, a empresa acredita que existe um mercado para o ''verificador de cheiros'' no Japão porque os nativos do país são ''particularmente sensíveis ao cheiro'', segundo disseram ao jornal britânico ''The Guardian''. Há até uma palavra em japonês para o comportamento de irritar pessoas no escritório de propósito (!) com a suvaqueira: sumehara, ou ''cheiro de assédio''.

O repórter do ''Guardian'' Daniel Hurst se submeteu ao aparelho após andar 30 minutos no sol de Tóquio a caminho de evento de lançamento do produto. E uma análise atrás da orelha dele revelou leituras elevadas de cheiros de suor e odores de gordura média. Não houve, no entanto, nada detectado na categoria 'kareishū' – o que se traduz como ''cheiro de idade'', um odor associado a pessoas mais idosas.

A empresa disse que não tinha planos para vender o dispositivo fora do Japão. Uma pena, pois talvez fosse bastante útil para medir o fedor das pessoas nos metrôs, ônibus e trens brasileiros.