Blog do UOL Tecnologia

Operadora vai devolver R$ 152 mi após cobrança indevida de internet

Ana Ikeda

Imagine uma operadora de celular que passou os últimos anos fazendo cobranças indevidas nas contas de seus clientes. Agora, pense nessa operadora devolvendo uma quantia próxima de R$ 152 milhões para seus clientes para reparar esse erro. Tente adivinhar onde isso aconteceu. Acertou: o caso não é brasileiro.

A Verizon, operadora americana, vai ressarcir clientes que não possuíam planos de internet, mas mesmo assim eram cobrados quando acidentalmente iniciavam programas online ou o acesso Web em seus celulares. A empresa cobrava cerca de US$ 1,99 por megabyte “consumido''.

Cerca de 15 milhões de clientes tiveram créditos debitados indevidamente nos últimos dois anos e agora receberão de volta nas contas de outubro a novembro de US$ 2 a até US$ 6.

O caso era investigado pela FCC (Federal Communications Commission), que recebeu várias reclamações de clientes da operadora. E a própria comissão afirmou que foi iniciativa da Verizon devolver os valores cobrados de forma errada.

Essa é uma novidade que os brasileiros iriam adorar ter por aqui.

______

Lá do Huffington Post.

Imagem: Getty Images.

  1. Manoel Silva

    05/10/2010 09:59:04

    Muitos celulares aqui no Brasil, já vem como padrão o botão de navegar bem fácil de apertar "sem querer" ... sacanagem!

  2. Ivanildo

    05/10/2010 09:48:40

    Podia existir um orgão COMPETENTE aqui no Brasil também como a FCC (Federal Communications Commission) nos USA. Eu sou cliente VIVO e vez ou outra acesso alguma opção que trafegue dados acidentalmente, apesar de ficar alguns segundos vem a cobrança dos DADOS. O detalhe e que eu não tenho a opção de dados no meu plano! Um absurdo!

  3. Juninho

    05/10/2010 08:46:33

    Moral ??? as Operadoras jamais fariam algo que tenha moral.. alias.. elas nem sabem o que é isso .....

  4. Tercio Miranda

    04/10/2010 19:41:05

    As empresas aqui não tem envergadura moral para fazer algo desse genero e tão pouco competencia.

  5. Pablo Oruê

    04/10/2010 17:59:35

    A VIVO, desde quando fui pra esta operadora em Agosto de 2010 vem cobrando errado o meu plano de dados e na semana passada passei 4 horas na loja pedindo o reembolso dos valores cobrados a mais. Comprei o plano de 500 mega no plano iPhone e todas as vezes que passo dos 250 mega eles começam a cobrar, dando uma justificativa que é um erro no sistema. De um mês para o outro minha conta sofreu um aumento de 200% devido a cobrança indevida no meu plano.

  6. Arnaldo

    04/10/2010 16:53:08

    Há três meses que a VIVO, ou melhor seria chamar de "MORTO", ME COBRA INDEVIDAMENTE O USO DE DADOS!!! Já estou cansado de tanto ligar para reclamar!!!

  7. Rodrigo Schiavo

    04/10/2010 15:40:15

    Aqui deveria acontecer o mesmo, a vivo me cobra o consumo de bytes errado todos os meses, e tenho que ligar para reembolsarem.

  8. Marcos

    04/10/2010 15:32:18

    Se acontecesse com certas operadoras de banda larga também ficariamos felizes.

  9. Nilson

    04/10/2010 15:26:02

    Se a ANATEL tivesse bom censo com os consumidores... poderia funcionar aqui nesse PAIS!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso