Blog do UOL Tecnologia

YouTube prepara força-tarefa para retirar conteúdo terrorista dos servidores

Rodrigo Vitulli

Entrevista com o integrante da al-Qaeda Anwar al-Awlaki: vídeo foi removido do sistema do Google

A cada minuto, 35 horas de vídeo são postadas no Youtube todos os dias. Por esse motivo, o diretor-chefe do Google nos EUA, Eric Schmidt, disse, segundo o jornal ''The Telegraph, ser “impossível” monitorar todos os comentários e conteúdo hospedados no site. Mesmo assim, alegou a um grupo de jornalista em um evento em San Francisco que a empresa contratará novos funcionários para ter mais controle sobre o conteúdo.

O reforço deverá concentrar esforços para evitar que vídeos em apoio a organizações terroristas, como a al-Qaeda, sejam propagados. Na semana passada, o governo britânico fez uma reclamação formal ao governo dos Estados Unidos sobre vídeos no Youtube que incitavam práticas terroristas e entrevistas com líderes de facções.

Ainda segundo o chefe executivo do Google nos EUA, Eric Schmidt, a ajuda de todos os usuários do site, denunciando conteúdos impróprios é fundamental para auxiliar os algoritmos do sistema a filtrar mensagens que apoiam organizações terroristas.

Lá do Telegraph
Imagem:
reprodução/Telegraph

  1. Gil Silva

    17/11/2010 19:00:14

    Esse Awlaki nasceu nos EUA. Ele é um agente norte-americano que foi recrutado com o intuito de diafmar os muçulmanos que reprovam a atitude deste individuo que não conhece o Islã, que é uma religião da paz. Ao vez de ensinar atos de violências, o Islã prega misericórdia com o próximo e a auto defesa quando agredidos por pessoas repressoras. Ao mesmo tempo há grupos sinceros que são patriotas e lutam pela libertação das terras ocupadas como é o caso do Hezbollah e do Hamas. Que a paz esteja convosco!

  2. muçulmano

    17/11/2010 18:58:22

    pra tudos quem falam mal do islam em 1 lugar vcs temq a prender muito mesmo com nos muçulmanos depois vcs podem abrir aboca ..... e em 2 lugar o dia q os eua e isreal e este paises q se cham paieses do 1 mundo vao invadir vcs e tratam vcs como animal ai vcs vao aprender deto tudo isso sento mesmo por o povo brasilero bom digo o povo mesmo semplice no um bando de ignorente obrigado

  3. Apenas um Humano!

    17/11/2010 18:53:50

    Onde esta a liberdade de expressão???! Vamos liquida-la como a força tarefa do youtube esta fazendo?????Gente penso que livre manifestação deve existir ..até para sabermos quem são, onde estão! para nos juntar oiu nos afastar-mos!!!Pensem!

  4. Marco Cvru

    17/11/2010 17:29:08

    MUITO BOM!!!! TEMOS QUE TIRAR ESTES INSANOS DO AR.A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL SÓ INTERESSA QUANDO É PRA FAZER ESSE TIPO DE PROLIFERAÇÃO TERRORISTA?!DIVULGUEM NO ALCORÃOEXPRESS....

  5. Carlos de Almeida

    17/11/2010 17:16:16

    Não pode haver liberdade de expressão, para quem se opõe ao sistema, seja ele qual for, através do assassinato de pessoas inocentes; Não pode haver liberdade de expressão para quem prega o Terrorismo.

  6. Matheus

    17/11/2010 17:15:55

    Fora de brincadeira, é lastimável ver gente tão, mas tão burra e superficial, válido esse comentário aos senhores Che, Marco Quiodine, Danilo e Martinho.Meus caros, vocês estão alienados por um tempo moderno onde a moral é relativizada, toda vez que deparada com a tal afirmação inalienável de "liberdade de expressão". Por favor, ignorantes, formem opnião válida, e não repitam asneiras sem que percebam seu verdadeiro sentido. Me é do grau do impossível tentar explicar-lhes o porque a besteira que falam é tão abominável, uma vez que um repertório básico, e conhecimento mínimo de mundo em que se vive, é exigência pra poder se aprofundar em questões éticas, as quais vocês são incapazes de compreender.Em linhas gerais e simplificadas, a incitação e propagação de retórica terrorista incita atos que, em muito, superam o peso social do seu "direito de expressão", mas vocês, mentes modernas aliendas, são cegas pra entender esse processo.

  7. Luciano

    17/11/2010 17:03:42

    hehehehehehe,liberdade de EXPRESSAO para TERRORISTA????Nunca vi isso!!!Seria muito melhor se eles(TERRORISTAS),nao existissem e fossem banidos da face da TERRA!!!

  8. Luis

    17/11/2010 16:59:58

    Se o Senhor ou a Senhora esta com peninha do nosso companheiro Anwar al-Awlaki, cujo lema eh "morte a todos os infideis (eu e o/a senhor/senhora)", O senhor/senhora faça o seguinte: Diriga-se a Al-Qaeda, Procure o excelentissimo companheiro Anwar al-Awlaki, leve o para a tua residencia, de banho nele, passe talquinho nele e ponha o nosso companheiro para dormir na tua cama ao teu lado.Lembre-se a liberdade de um individuo acaba justamente aonde a liberdade de outro individuo começa.Progagaça de propaganda invasiva (lavagem cerebral, nao pense voce que apenas porque isso nao te afeta seja bobagem, pois ha milhoes de jovens e adolescentes que estao passando por uma dificil etapa da vida tanto social quanto psicologica, que sao alvos faceis para esse tipo de propaganda) e sim crime contra a humanidade.Minha questao aqui senhor ou senhora nao e defender governos autoritarios e sedentos de poder e sim por em evidencia esse caso especifico.

  9. prof. Klinger Ericeira

    17/11/2010 16:48:12

    Piores que esses conteúdos rotulados de "terroristas" são as mentiras, as calúnias, as difamações patrocinadas pela ultra-direita, amplamente repercutidas por internautas pequeno-burgueses ociosos durante as eleições...

  10. Rodolpho Arruda

    17/11/2010 16:42:00

    E se os traficantes que operam perto da sua casa começassem a postar vídeos no YouTube convocando outros bandos para agir na área? Como você se sentiria? Você defenderia essa "liberdade de expressão"?Há algumas semanas os mujahidin declararam guerra publicamente ao cristianismo. Portanto, se você é cristão, considere-se alvo da turma de turbante. Eles te consideram um inimigo, um infiel. Sacou?http://www.ehui.com/2010/11/03/al-qaeda-en-iraq-amenaza-con-matar-a-cristianos-donde-los-encontremos

  11. Jesus Carlos

    17/11/2010 16:32:25

    Querem nos transformar em policiais? Se existe luberdade de expressão, tem que ser para todos e não para uma minoria.

  12. Senhor da Verdade Absoluta

    17/11/2010 16:20:15

    Caras, igualzinho MGS2, aquele com o Raiden. Arsenal Gear se transforma em realidade..

  13. Che

    17/11/2010 16:13:07

    Essa é a liberdade que os EUA pregam... Você pode assistir a um vídeo que te idiotiza, mas não pode ver uma crítica ao sistema...Isso é a democracia americana...De boa... viva a liberdade de expressão, que os "terroristas" possam também contar a sua versão da história

  14. paulo mondeck

    17/11/2010 15:51:20

    Não sei o que dizer de pessoas tão pequenas em crescimento humano,São verdadeiramente a lástima humana...

  15. marco quiodine

    17/11/2010 15:31:33

    cade a liberdade de expressao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!caso alguem nao queira ver nao veja, mas nao tem que ser apagado.

  16. Danilo

    17/11/2010 15:08:06

    Então qualquer pessoa que fale contra as atitudes políticas israelenses e estadunidenses terá seus vídeos retirados do youtube? ^Pois qualquer pessoa que fale contra eles é considerado terrorista.

  17. MARTINHOI HENRIQUES

    17/11/2010 14:50:53

    terrorismo tem dois lados, quando as forças coalizão atacam os afegãos eles dizem que terrorista invasores , mataram inocentes. pelo outro lado quando os afegãos atacam as forças de coalizão na tv informa que terroristas atacaram as forças democraticas. portanto ao meu ve terrorista são aqueles que invatem territorio aleio com o pretesto de impor suas ideias, os que sãocontra estas invasões para mim são considerados contrarevolucionarios.

  18. Eduardo de Paula Barreto

    17/11/2010 14:38:24

    A Internet ainda parece um campo sem lavrador onde crescem e se proliferam variadas ervas daninhas. É compreensível a dificuldade de monitroramento, em tempo real, diante do grande número de postagens. Resta-nos, como usuários, denunciar o uso indevido desta que pode ser uma ferramenta de construção ou destruição.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso