Blog do UOL Tecnologia

Ser provocador na web pode deixá-lo mais popular, aponta estudo

Rodrigo Vitulli

Um grupo de pesquisadores Eslovenos e Britânicos criaram uma espécie de “análise de sentimentos” para identificar os comentários que mais se destacavam em fóruns de discussão e sites. Em outras palavras, o mecanismo desenvolvido por eles procura por palavras-chave, emoticons ou expressões que classificam um comentário como “feliz” ou “polêmico”.

Eles descobriram que se o autor da mensagem original for um tanto provocativo com os leitores, a quantidade de respostas será maior e mais organizada: “Se você quer ter bastante comentários, não comece uma mensagem dizendo ‘Eu adoro isso’, pelo menos não online”, disse Mike Thewall, um dos coordenadores do projeto, à revista ''New Scientist''.

Os cientistas também chegaram à conclusão de que mensagens longas são mais propensas a terem comentários negativos como resposta. E quanto mais longo fica o desenrolar do tópico, mais negativos tendem a ser os próximos comentários.

Ainda segundo os pesquisadores, os usuários de chats e fóruns de discussão tendem a organizar-se contra comentários que acham ofensivos ou estúpidos. Como uma espécie de grupo com um único objetivo de contrariar a mensagem original.

Resumindo: é muito mais fácil ser popular na web se você irritar todo mundo.

Lá da New Scientist
Imagem:
Getty Images