Americano larga emprego para ganhar a vida processando spammers
Rodrigo Vitulli
Este homem pode ser chamado de defensor das caixas de e-mail. Um super-herói dos fracos e oprimidos que odeiam spams. Daniel Balsam, norte-americano e morador da Califórnia, largou o emprego de publicitário e passou a ganhar a vida processando judicialmente os spammers em todo o mundo.
Tudo começou há 8 anos, quando ele recebeu um monte de mensagens indevidas oferecendo promoções para “aumentar os seios”. Indignado, Balsam começou a frequentar aulas de direito e inaugurou um site na web para receber reclamações de quem também se sente incomodado com as mensagens não desejadas: “Eu sinto como se estivesse fazendo um bem, limpando a Internet”, declarou à agência de notícias ''Associated Press''.
De acordo com o site oficial, o advogado já obteve 42 vitórias no tribunal de pequenas causas. O que pode parecer pouco em meio as 200 bilhões de mensagens de spams enviadas todos os dias (dados da Cisco Systems Inc.) é o suficiente para manter o sustento de Balsam. Ele já arrecadou mais de US$ 1 milhão em indenizações.
Alguns advogados norte-americanos criticam a prática. Eles dizem que os processos de pequenas causas movidos por Balsam atrasam o trabalho da justiça. Além disso, os advogados alegam que as empresas spammers, que geralmente são alocadas fora dos EUA, preferem pagar pequena a indenização a arcar com os custos jurídicos do processo.
Lá do Yahoo News
Imagem: reprodução/Yahoo News/AP