Blog do UOL Tecnologia

Aplicativo polêmico para iPhone ensina como enrolar cigarros

Rodrigo Vitulli

É difícil entender os critérios da Apple para aceitar ou não um aplicativo na AppStore. Parece até que depende do humor de Steve Jobs para tal. Desde que foi inaugurada e durante todo o ano de 2010, não faltaram notícias sobre aplicativos excluídos por terem conteúdo inadequado (procure pelas palavras “Apple”, “remove” e “aplicativo” em qualquer buscador para comprovar).

A mais nova e estranha novidade da App Store, no entanto, é também bastante polêmica. O Roll Your Own é um aplicativo feito para ensinar a enrolar um cigarro com seda.  Claro que o desenvolvedor não alega, deliberadamente, que o intuito é produzir cigarros de maconha ou outra droga ilegal, mas ninguém é tão ingênuo assim… O próprio site oficial do Roll Your Own ( “enrole você mesmo” em tradução livre) traz uma imagem que bombou na internet há tempos do governador da Califórnia e ator, Arnold Schwarzenegger, “puxando um fumo”.

De quebra, o aplicativo ensina, para quem o baixar gratuitamente na App Store, mais de cinco técnicas diferentes para a arte de enrolar um cigarro, além de diversos vídeos que mais parecem vídeo-aulas. Um detalhe: precisa ter, no mínimo, 17 anos para poder fazer o download do aplicativo. Ahan…

Lá do The Huffington Post
Imagem:
divulgação

  1. alejandro

    10/05/2011 14:56:00

    parabens Rodrigo Vitulli ... é por causa de palhaços que nem vc q nunca conseguiremos a legalização!!se vc nunca viajou pra fora do país , que diga-se de passagem, é muito conservador, vc nao tem ideia do quão comum é pessoas enrolarem seus proprios cigarros por ser quase que 70% mais barato comprar tabaco e a seda separadamente...I G N O R A N T E ....c deve ser estagiario da uol neh? n eh possivel...pqp....vai procurar tua turma vai o zeh roela!!!

  2. Rodrigo Rocco

    12/01/2011 09:49:36

    O que está em pauta aqui não é se o aplicativo é ou não um absurdo, mas sim o fato de a Apple não ter um critério para definir o que pode ou não ser vendido em sua loja. Mesmo não considerando cigarros de maconha, realmente é dentro da lei que pessoas comprem tabaco para enrolarem elas mesmas seus cigarros convencionais ao invés de comprá-los prontos. Tive um amigo na faculdade que fazia isso. Comprava tabaco da Marlboro e ele mesmo enrolava no papel de seda. Porém, queiram ou não, o fumo é um assunto controverso, pois todos sabemos os males que causam à saúde. O que causa estranheza é o fato da Apple liberar um aplicativo como esse e barrar outros que poderiam ser considerados até mais "inofensivos".

  3. Ricardo

    05/01/2011 15:23:55

    Recado para o "Isto é apologia sim": Meu amigo(a), se você acha que só roceiro é quem fuma cigarro de palha você precisa se atualizar, ou visitar outros lugares. O cigarro de palha é bem mais comum em todas as classes sociais do que você imagina. Uma dica para você: Informe-se antes de soltar um comentário desses. Informe-se também antes de você afirmar que isso é apologia as drogas. Consulte o código penal brasileiro e oriente-se.

  4. Troll

    04/01/2011 18:41:38

    Brasileiro eh muito preocupado com a moral........dos outros."Olha! um app q ensina a enrolar fumo na seda! Que absurdo!"

  5. Vitor

    04/01/2011 17:53:05

    O Comentário do "Maconheiro" é muito pertinente e muito bem lembrado.

  6. Isto é apologia sim

    04/01/2011 17:40:51

    Ao Eduardo, que citou os cigarros de palha: é impressionante a quantidade de IPHONEs que eu vejo na roça... Os capiaus que fumam o cigarrinho de pahlha estão sempre com uma enxada numa mão e o IPHONE na outra... Fala sério!Isto é apologia e mesmo que as pessoas não precisem do aplicativo para aprender a enrolar um baseado, o fato do aplicativo existir, gera um glamour e um senso de normalidade em se fumar uma substância ilegal.O problema do tráfico e das drogas não se resolve somente com a policia e o exército nos morros. A sociedade precisa tratar o assunto com seriedade. O aplicativo deveria ser removido e a APPLE deveria se desculpar pela grande falha.

  7. Jose Roberto Cosmo

    04/01/2011 17:35:22

    Esta discussão sobre Roll your own deve estar referenciada a uma discussão mais ampla sobre liberdade de escolha. Entendo que, desde que a pessoa tenha informações claras sobre as consequências dos hábitos que ela quer assumir, ela tem o direito de escolher seja fumar ou beber bebidas alcoólicas. Infelizmente, o politicamente correto está impregnando a consciência dos indivíduos e faz com que as pessoas deixem de refletir sobre a liberdade de escolher o que lhe é mais conveniente em termos de estilo de vida. Para aqueles que se interessam pelo tema, leiam uma filósofa política judia chamada Hannah Arendt, especialmente seus textos sobre liberdade.

  8. robson

    04/01/2011 17:12:50

    Em alguns paises, é muito comum comprar o fumo, e fazer o seu próprio cigarro, porque o preço do cigarro industrializado é um absurdo.

  9. FABIO

    04/01/2011 17:00:44

    vocês não sacaram. o que a apple fez foi uma citação à liberdade de expressão e ao direito de escolha do cidadão. o objetivo não foi fazer apologia ao tabaco ou à maconha, mas sim uma provocação sobre a atitude dos governos atuais de proíbirem tudo, fazendo com que eles escolham o que devemos pensar, o que ler, o que assistir, o que comer e até em quem devemos votar. nos anos 70 o mundo celebrava o pensamento livre, agora 40 anos depois andamos para trás e passamos a viver a "inquisição moderna" onde nada pode e até o simples ato de pensar está se tornando ameaçador, vivemos um tempo em que uma única linha escrita pode condená-lo a ser rotulado de inimigo do povo, terrorista ou anti-social. é essa a democracia que tanto sonhamos?

  10. Gustavo Augusto

    04/01/2011 15:42:20

    Mudaram o foco. A questão é a Apple aprova ou desaprova o que ela quer, sem critério. E "deixar fumar" quem quiser, e "saúde é do cara" ok. Mas daí neguinho põe todas no nariz, na cabeça, na b...e vai cometer crime, matar, roubar, estuprar.. Isto que a "sociedade" condena. Quer fumar e morrer, eu apoio.

  11. Maconheiro

    04/01/2011 15:19:04

    Vale lembrar, que em países da Europa e nos EUA o cigarro é muito caro e o custo para quem enrola seus próprios cigarros é bem mais baixo. Eu gosto muito da erva, mas as pessoas tb usam seda para apertar cigarros de tabaco!

  12. Ricardo

    04/01/2011 15:15:15

    Abre o olho Vinicius. Você não precisa mais morar na B. para achar maconheiro na próxima esquina. A não ser que você mora no monte Everest.

  13. Bruno

    04/01/2011 15:08:11

    Eduardo disse: Janeiro 4, 2011 às 10:33 am Sinceramente, não vi problema algum neste aplicativo.Não fumo, mas a app não faz apologia alguma. Muitas, estou falando em milhares ou milhões de pessoas, fumam cigarro de palha.Em algumas cidades do Brasil (e do mundo também), os cigarros de palha são comercializados em caixas semelhantes à de outros cigarros (os convencionais), por exemplo.Quem fuma cigarro de palha provavelmente não usa um Iphone. rsrs

  14. barbara

    04/01/2011 15:08:03

    hahaha ve isso

  15. Vinicius

    04/01/2011 14:53:37

    Seus caretas de M., deixem quem quiser fumar maconha fumar, q saco, e aproposito tem um ba ba ca q acha q tem coisas em qualquer esquina, na minha naum tem nem na da maioria de vcs, deve ter na dele pois deve ser uma casa porcaria no meio da B..

  16. Ricardo

    04/01/2011 14:51:56

    Concordo com você Roger, mas a discussão é o critério da Apple de dissiminar esse aplicativo. Muitos acham que eles se apoiam no "dois pesos, duas medidas". Mas acho que não se aplica nesse caso. Eles simplesmente colocaram a disposição para usuários de tabaco. O desvio para outros usos depende das pessoas e não da Apple.

  17. Roger Pugh

    04/01/2011 14:43:43

    E daí que faz mal pra saúde? A saúde é da pessoa, ela que sabe se quer acabar com ela ou não. Que mania que as pessoas tem hoje em dia de achar que tem direito de combater o que faz mal pra saúde dos outros, quando esses outros sabem disso e querem continuar a se auto-destruir. Seja pra ensinar a enrolar um fumo ou um baseado, isso é do problema de cada um, a saúde é de cada um, a cagada faz cada um a sua... Só não vale prejudicar o próximo, mas se quiser se prejudicar, problema de cada um.

  18. Ricardo

    04/01/2011 14:42:23

    Acho que a tendência a má utilização desse aplicativo depende de cada pessoa. Você se utilizar de uma coisa totalmente dentro dos padrões legais (fumar cigarro de palha) e transferir esse conhecimento para a aplicação de um ato ilícito não é o problema. Imagina então que devemos parar de fabricar notas de dinheiro porque as pessoas as utilizam para cheirar cocaina, parar de vender cachimbo pois as pessoas utilizam para fumar crack ou haxixe, etc. Isso é hipocrizia! A apologia as drogas tem que ser combatida com informação e ações sociais e não com restrições a aplicativos como esse. O maconheiro não vai fumar mais por causa desse aplicativo, muito menos pessoas vão começar a fumar maconha por causa disso. A causa está em outro lugar.

  19. Julio Cesar

    04/01/2011 14:33:38

    Que discussão mais idiota... se um moleque quer realmente aprender a enrolar ou fumar um baseado ele nunca prescisou e nem vai prescisar de App da apple (até pq iphone é pra poucos) é só ele ir até a esquina mais próxima de casa, em qualquer balada, etc.Vamos largar de ser hipócritas....

  20. Vitor

    04/01/2011 14:08:48

    Caros,A Apple não possui um critério claro para aprovação ou não de aplicativos. Isto é fato.Claro que um aplicativo que ensine a rolar um cigarro em seda, seja ele de maconha ou tabaco, claramente estará ligado a uma atividade que faz mal à saúde. No entanto, deve-se analisar o quanto ou não a Apple quer de fato combater aplicativos relacionados a temas que são prejudiciais à saúde. Veja, existem aplicativos ligados à bebidas alcoólicas que também fazem mal. É um assunto deliciado que não possui resposta óbvia. Só acredito que o argumento contra deva ser baseado, como disse o Sr. Eduardo, em critérios de saúde e não se deve entrar em discussões como a proposta pelo artigo de que o aplicativo é específico para o uso de entorpecentes (no caso a maconha). Caso seja esse o argumento, fica muito fácil enfrentá-lo e a discussão, em certa medida, torna-se, ao meu ver, pouco prática.Enfim. Considerando que cigarros são vendidos em qualquer esquina e para qualquer um e que sabidamente - há muito tempo - fazem um mal danado à saúde, acho que este aplicativo é o menor de todos os problemas.Abs

  21. Rodrigo Rocco

    04/01/2011 12:36:49

    Pois é, Sr. Eduardo... Só que usar gravatas e sapatos não faz mal à saúde...A Apple já removeu aplicativos da App Store por muito menos que isso. Realmente não existe um critério para as decisões sobre o que pode ou não.

  22. Eduardo

    04/01/2011 10:33:51

    Sinceramente, não vi problema algum neste aplicativo.Não fumo, mas a app não faz apologia alguma. Muitas, estou falando em milhares ou milhões de pessoas, fumam cigarro de palha.Em algumas cidades do Brasil (e do mundo também), os cigarros de palha são comercializados em caixas semelhantes à de outros cigarros (os convencionais), por exemplo.Matéria fraca, tendenciosa... Sob meu ponto de vista, aplicação interessante. A idéia das aplicações são suprir necessidades de usuários, e esta tem uma grande contribuição, semelhante a app que ensina a dar nós em gravata, amarrar os cadarços do sapato, etc...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso